Comunicação virtual no ensino híbrido: quais ferramentas usar

Comunicação virtual no ensino híbrido: quais ferramentas usar

Comunicação Escolar

A comunicação virtual no ensino híbrido é essencial para o engajamento dos alunos e responsáveis nas atividades propostas pela escola. Porém, na prática muitas instituições enfrentam dificuldades para manter um diálogo eficaz com as famílias. A tecnologia sem dúvidas pode ajudar, mas para isso é preciso saber qual ferramenta é mais adequada para as necessidades da escola.

Com tantas opções disponíveis, é natural que haja dúvida na hora de escolher.  Então, que tal conhecer as soluções mais utilizadas pelas escolas? Quem sabe isso pode ajudá-lo na sua decisão.

Comunicação virtual no ensino híbrido: como escolher o melhor meio para se comunicar com pais

WhatsApp

A utilização do WhatsApp na comunicação não é uma novidade para a grande maioria das pessoas. Por meio dele, nos comunicamos com nossos familiares, amigos, com os colegas de trabalho e com a escola de nossos filhos. Mas, será que essa opção atende todas as necessidades da instituição? 

Seus maiores benefícios são a gratuidade e a baixa resistência dos pais em adotar a ferramenta, afinal a maioria deles já utiliza o WhatsApp em seu cotidiano. Já os maiores perigos são a falta de privacidade, mensagens fora de hora e discussões inapropriadas ou fora de contexto nos grupos. Além disso, a falta de garantia da entrega da mensagem também é recorrente.

Todos os dias nosso time conversa com escolas que relatam inúmeros desafios do uso do WhatsApp para comunicação no ensino híbrido. Por isso, criamos um e-book com um compilado das principais soluções encontradas por nós.

comunicação virtual no ensino híbrido: os desafios do whatsapp

E-mail Marketing

O e-mail também é muito utilizado como meio de comunicação virtual pelas instituições de ensino. Os seus principais benefícios são a segurança - as mensagens são enviadas de forma privada. E o registro de todas as conversas, o que resguarda a escola caso ocorram questionamentos dos responsáveis.

Mas, por que muitas escolas estão deixando de usá-lo?

Américo Cardoso, professor, psicólogo escolar e coordenador pedagógico do Anglo Itapira conta por que decidiram substituir o e-mail pelo aplicativo de comunicação ClassApp: "Percebemos que o modelo de e-mail administrativo não nos permitia agilidade."

No Colégio Dr. Paulo Cezar Queiroz Faria outro motivo também influenciou na decisão de deixar de usar o e-mail como meio de comunicação. Segundo Rita Ferreira Felippe, coordenadora pedagógica do colégio: "Haviam muitos relatos de e-mails não recebidos".

É por isso que o e-mail está caindo em desuso, pois a falta de agilidade e de garantia de que as mensagens estão sendo entregues - e lidas -  podem influenciar negativamente no relacionamento com as famílias e no desenvolvimento do ensino híbrido.

Aplicativo de comunicação escolar

Outro meio de comunicação virtual mais utilizado pelas escolas durante o ensino híbriso são os aplicativos especializados, como o ClassApp. E por que cada vez mais escolas estão optando por eles?

Leonor de Araújo N. Rodrigues, coordenadora pedagógica e gestora escolar do Centro Educacional Metamorfose, conta que os principais benefícios do uso do ClassApp são: Praticidade, agilidade e controle.

Praticidade não somente para os pais, mas também para a escola. "Amamos a ideia de colocar imagens nos comunicados sem a necessidade de usar um xerox", complementa a gestora. A facilidade de compartilhar arquivos, em diversos formatos, é outro ponto bastante reforçado, pois favorece a comunicação das atividades e tarefas no ensino híbrido.

O aplicativo também garante que todas as mensagens sejam entregues ao destinatário e ainda é possível acompanhar quem visualizou os comunicados. É por isso que ele é tão efetivo para acabar com todos os ruídos e mal entendidos. 

Outro benefício é que o ClassApp está de acordo com as normas da LGPD. Por meio dele é possível assegurar o fluxo das informações uma vez que as mensagens não podem ser facilmente compartilhadas com outros meios de comunicação. É muito mais segurança para as instituições!

Comunicação virtual no ensino híbrido: saiba como o ClassApp pode ajudar sua escola

Esses são os três meios mais utilizados pelas escolas para a comunicação virtual no ensino híbrido. Esperamos que este artigo possa ajudá-lo a tomar a melhor decisão para a sua escola.

Leia também