Comunicação escolar: otimize a sua e tenha melhores resultados

Comunicação Escolar

Para aproximar ainda mais pais e alunos da escola, é importante investir em uma comunicação escolar assertiva, que gere engajamento e confiança de ambas as partes da comunidade escolar. 

Muitas escolas ignoram esse pilar que é um dos mais importantes para o bom funcionamento e  relacionamento entre os pais, alunos e a instituição. Uma comunicação eficiente tem o poder de alinhar expectativas e eliminar possíveis ruídos que ainda existam.

Assim como a escola investe tempo e recurso em infraestrutura, sistemas de gestão, material didático, laboratórios e muitos outros aspectos, também é preciso voltar sua atenção para a comunicação escolar, pois ela é poderosa para garantir a satisfação dos alunos  e reforçar a qualidade da instituição. 

Por isso, nada mais importante do que prezar por uma boa comunicação, que seja eficaz e transparente. Esse é um dos pontos essenciais para o sucesso de uma instituição de ensino. A comunicação escolar deve ser feita entre a gestão da escola, professores, funcionários, pais e alunos.

Todos os componentes desse ambiente devem estar por dentro do que acontece na escola. Uma boa comunicação gera confiança, fortalece vínculos, divulga a marca para atingir novos públicos e agrega valor ao nome e à reputação da instituição.

Se você quer entender como uma comunicação eficiente pode melhorar os resultados da sua escola, então, continue lendo este material. 

4 práticas para otimizar a comunicação entre escola e alunos e melhorar seus resultados

Falhas na comunicação acontecem nas diversas relações que estabelecemos. O resultado, geralmente, são ruídos no diálogo e problemas interpessoais que poderiam ter sido evitados.

Nas escolas, essas falhas na comunicação não podem acontecer. O recomendável é usar ferramentas e práticas que facilitem uma troca de informação mais ativa e rápida. Confira algumas dicas para otimizar a comunicação escolar.

Escute pais e alunos

A comunicação escolar não pode ser uma via de mão única. Pais e  alunos, além de ouvirem, precisam ser ouvidos. Sendo assim, a escola deve, antes de tudo, conectar-se à realidade deles. 

Isso, inclusive, ajudará a entender a melhor forma de estabelecer diálogo com eles. Ao perceber, por exemplo, que preferem o ambiente online, talvez seja interessante apostar nesse caminho.

Além disso, ouvir pais e alunos é uma forma de entender suas realidades, por que se comportam de determinada maneira e engaja-los nas atividades escolares. Lembre-se de que dar voz a toda comunidade escolar é abrir espaço para um debate construtivo, e que os estudantes devem ser protagonistas do processo de aprendizagem para que formem capacidade crítica e autônoma. 

Conheça a linguagem do seu público

A principal preocupação da escola deve ser a de ser compreendida pelo seu público. Por isso, a linguagem deve ser adequada à faixa etária com a qual é necessário se comunicar. O discurso deve ser adequado à realidade das crianças e adolescentes. 

Não adianta passar uma mensagem importante se ela não será compreendida para quem está sendo destinada. Por isso, a forma e a linguagem como será passada a mensagem é muito importante, pois ela determina como o outro irá entender e reproduzir o conteúdo.

Sendo assim, busque entender como se comporta seu público, como ele fala, qual a melhor linguagem para se comunicar com ele e a partir disso, defina suas comunicações. 

Promova reuniões

É mais do que notório que a tecnologia pode ajudar no fortalecimento da relação entre pais e escolas, mas ainda assim, não despreze o contato presencial, pois gera mais confiança e segurança, passando credibilidade para os responsáveis do estudante.

Promova reuniões para falar sobre as ações que a escola está realizando, sobre as melhorias que estão sendo adotadas, sobre os processos internos, entre outros. É importante deixar toda comunidade escolar ciente das ações da escola.

Assim, quanto mais por dentro pais e alunos estiverem dos acontecimentos escolares, mais segurança eles terão e também poderão compartilhar todas as informações com outros pais. 

Invista em canais de comunicação

Nos dias atuais, pais e alunos estão cada vez mais tecnológicos, e por isso, utilizam canais digitais para se comunicar.

Então, para que a escola seja ainda mais assertiva em sua comunicação é importante investir em ferramentas para se relacionar com pais alunos, pois essa se torna a maneira mais eficiente de se comunicar com eles.

Uma boa opção são as agendas escolares online. Elas são excelentes para enviar comunicados, divulgar eventos da escola, exibir boletins, faltas e atividades acadêmicas. Além disso, alguns aplicativos permitem integrar com o financeiro, possibilitando assim até o pagamento das mensalidades.

As agendas online são ótimas opções para ter na palma da mão toda rotina acadêmica dos alunos, de forma segura e transparente. 

Se você quer saber mais sobre como uma agenda escolar online pode ajudar sua escola, clique aqui!

Quais os benefícios de melhorar a comunicação escolar?

Fortalecimento de vínculo 

É necessário haver uma relação de confiança entre a escola, alunos e suas famílias.

A comunicação escolar frequente e devidamente direcionada fortalece esse relacionamento, o que favorece não só a aprendizagem do aluno mas também a fidelização do cliente. O resultado claro é visto durante o processo de matrículas. 

Melhoria na comunicação interna e externa

Utilizar algumas das práticas já faladas anteriormente contribui efetivamente para a melhoria da comunicação interna e externa. Mais que isso, elas possibilitam que ela seja tratada da forma como deve — uma via de mão dupla.

Os aplicativos de agenda escolar online, além de ser um veículo para transmitir informações, permitem também interações por meio de mensagens. Desta forma, os gestores se tornam cientes de situações que exigem melhorias e podem solucioná-las de forma ágil. 

Fortalecimento da marca

Como hoje as pessoas vivem com dispositivos de comunicação à mão, a tecnologia chama a atenção e destaca sua escola. Isso acontece porque pais e alunos percebem que ela está conectada com as características da sociedade atual. 

Por isso, o site da escola e os meios disponibilizados aos pais e alunos são uma forma eficiente de fortalecer a marca da instituição. 

Aumenta a credibilidade

Uma das principais funções da escola é preparar os seus alunos para atuarem na sociedade e no mercado de trabalho do futuro.

Mas como ela pode prepará-los para um futuro conectado e digital quando, como instituição, se recusa a ingressar neste mundo e utilizar seus recursos? A obsolescência pode prejudicar a credibilidade de uma escola e tornar sua capacidade de preparar os alunos para o mercado de trabalho questionável. 

Viu por que é necessário investir na melhoria da comunicação escolar?

Se você quer otimizar a comunicação da sua escola e melhorar seus resultados, nós podemos te ajudar! 

Fale agora com nossos especialistas e entenda como várias escolas estão melhorando sua comunicação escolar!

Leia também