A importância da agenda escolar digital no ensino infantil

Comunicação Escolar

A educação infantil é marcada por muitas descobertas. É nesta fase que as crianças passam a se socializar, na convivência com os colegas, e a desenvolver conhecimentos e habilidades cognitivas que serão fundamentais durante toda a vida. Por outro lado, essa etapa também é marcada por uma certa preocupação das famílias em relação à adaptação dos pequenos - o que faz com que muitas queiram acompanhar de perto a evolução deles. 

Tendo em vista seu propósito comum, que é a educação das crianças, é fundamental que escola e família atuem em sintonia. Para isso, como forma de unir as duas pontas, a agenda escolar tem sido uma aliada na comunicação. Afinal, é por meio dela que a escola consegue manter os pais informados sobre os principais acontecimentos da vida escolar de seus filhos, e vice-versa. 

Além disso, em muitos casos, a agenda escolar infantil também é usada como um dos principais meios para transmitir às famílias todo o valor do serviço oferecido pelas escolas, ou seja, em outras palavras, ela é usada também como estratégia de fidelização dos clientes. 

Mas, você já parou para pensar em quantas vezes esse item tão valioso pode não ser eficiente, simplesmente porque deixou de chegar até a escola? Ou quantas vezes um bilhete chegou rasgado em casa? Em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo, como o que vivemos hoje, será que uma simples agenda de papel é capaz de acompanhar o andamento da sociedade?

Descubra os benefícios da agenda escolar digital para o ensino infantil, clicando aqui.


Modernizar a comunicação

Diante de um cenário de isolamento social, ficou evidente a necessidade das escolas modernizarem seus processos, inclusive os que dizem respeito ao relacionamento com as famílias. Perante essa nova realidade, com a possibilidade de retorno às aulas em formato híbrido, manter uma comunicação não tecnológica como a agenda física já não faz mais sentido.

Que o digital veio para ficar, isso é fato. Mas será que email e aplicativos como WhatsApp são a melhor solução para a comunicação com as famílias? Em um momento de tantos desafios, em que o tempo parece cada vez mais escasso, o gerenciamento de tantos canais é o ideal? 

"Eu tinha que ficar olhando a caixa de e-mail, a caixa de mensagens do WhatsApp, vários outros canais ou atendendo com muito mais frequência o telefone", destaca Juliana Scarello, diretora do Bosque das Letras, uma escola de ensino infantil, localizada em Jandira-SP.

Além da economia de tempo, a centralização da comunicação em um único canal é fundamental para garantir que a escola seja a protagonista do que é comunicado e evitar que os pais criem burburinhos desnecessários. Mas, como escolher o canal ideal para substituir a agenda escolar infantil? Nós, enquanto especialistas em comunicação escolar, indicamos três pontos que você deve observar antes de escolher o novo canal digital e oficial de comunicação da sua instituição. 


1- Taxa de leitura

Um dos desafios da agenda escolar infantil é que nem sempre o recado chega para quem deveria e no prazo que deveria. E o mesmo acontece com outros meios de comunicação, como e-mail e até mesmo o WhatsApp, onde as mensagens da escola correm o risco de se perder em meio a outras informações como mensagens promocionais e os famosos grupos de família. 

Confira a taxa de abertura de mensagens dos principais meios de comunicação utilizados pelas escolas:


2- Gestão da comunicação

A gestão da comunicação é fundamental na hora de escolher uma alternativa para substituir a agenda escolar infantil. É importante levar em consideração, por exemplo, a segurança necessária tanto para a escola, quanto para os pais, na transação dessas informações. E para isso é essencial que os administradores tenham total controle de toda a comunicação realizada entre a escola e as famílias. 

No ClassApp, por exemplo, os administradores têm acesso a todas as mensagens que são enviadas e recebidas e, com isso, a escola tem mais segurança na abertura de um canal de comunicação direto entre o professor e as famílias. "É uma segurança muito grande e realmente um facilitador de comunicação", reforça a diretora Juliana.

Faça o teste e descubra como está a comunicação na sua escola!


3- Funcionalidades

Relatórios de higiene e de alimentação, recados e lembretes cotidianos, fotos e vídeos dos momentos importantes na escola, autorizações para passeios, pesquisa com os pais e até mesmo pagamentos. Esses são alguns exemplos de comunicações e trocas diárias que acontecem entre escolas e famílias. Por isso, é importante estar atento ao meio de comunicação escolhido, observando se as funcionalidades oferecidas por ele, vão realmente otimizar o trabalho da escola e ser facilmente acessadas pelas famílias. 

Para Karine Segreto, que durante anos foi mantenedora da escola de educação infantil Blue Sky, um dos ganhos da transição da agenda escolar infantil de papel para agenda escolar digital foi adaptar toda a comunicação para o novo meio. "Com o ClassApp, a gente conseguiu espelhar o que nós tínhamos. Tudo o que nós anotávamos na agenda física está dentro do aplicativo", completa Karine.

A agenda escolar infantil é fundamental para que as famílias possam acompanhar de perto a evolução dos pequenos e por isso, muitas escolas já substituíram a tradicional agenda de papel pela agenda digital. Proporcionando, assim, uma maior agilidade na comunicação e entregando mais valor para as famílias. E na sua instituição, qual é o meio que vocês utilizam para se comunicar com os pais?


Como o ClassApp impacta o ensino infantil? 


Apresentamos três pontos que são importantes de serem avaliados na hora de escolher o aplicativo de comunicação digital que vai substituir a agenda escolar infantil, ferramenta tão valiosa para as escolas. Para você que está pensando nessa transição, nós estamos aqui para ajudar, por isso:

Ainda tem dúvidas de como realizar essa transição? 

Clique aqui e fale com os nossos consultores e conheça o aplicativo de comunicação mais bem avaliado do Brasil.

Leia também

Receba artigos e dicas gratuitamente

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form

ClassApp
ClassApp Disponível no Google PlayClassApp Disponível na App Store
Nosso FacebookNosso InstagramNosso YouTubeNosso WhatsApp
Confira um Case de Sucesso ClassApp