Como transmitir confiança aos pais e alunos quando as aulas presenciais voltarem?

Comunicação Escolar

A volta às aulas no Brasil tem sido um dos temas mais repercutidos atualmente, sobretudo quando se trata de saber quando e como isso deve acontecer. As dúvidas são muitas e deixam os pais inseguros por não saberem se é o momento certo de levar o seu filho de volta para o ambiente escolar.

Por isso, é fundamental que a escola pense em estratégias para para deixá-los mais confiantes com as ações que estão sendo tomadas. Ou seja, além de seguir as medidas orientadas pelos órgãos municipais e regionais relativas à segurança sanitária, é necessário também que haja um diálogo próximo entre a escola e as famílias.

Pensando nisso, nós, do ClassApp, preparamos algumas dicas de como transmitir a segurança aos pais quando as aulas voltarem:

1- Monitore

É fundamental nesse momento que a escola tenha o monitoramento da saúde dos seus alunos e seus familiares. Isso porque existem estudos que apontam que colocar 20 alunos em uma mesma sala de aula implica em 808 contatos cruzados. Desta forma, é necessário entender como está a saúde das crianças e de seus familiares, ou seja, se há alguém em sua casa que está doente, ou se há pessoas próximas com sintomas.

A melhor maneira para fazer isso é através do Monitor do Bem-Estar: ferramenta desenvolvida pela ClassApp e o Escolas Exponenciais para auxiliar o gestor com informações qualificadas para o processo de volta às aulas.

Ao conectar o monitor ao nosso aplicativo, ele se encarrega de enviar enquetes para todas às famílias com frequência semanal. A partir dos dados capturados, a ferramenta apresenta o percentual de casos, de risco e mostra os alunos que têm uma probabilidade maior de estarem doentes. Através do ClassApp, o gestor tem acesso aos relatórios detalhados, vendo como cada aluno ou pai respondeu à enquete em um mesmo local, como mostra a imagem abaixo.  

Dessa forma, a escola consegue mostrar para os pais que a sua decisão de voltar às aulas está fundamentada no bem-estar dos seus alunos e família. E isso ajudará vocês passarem mais segurança e tranquilidade para eles. 


Para entender mais sobre o Monitor do Bem-Estar, clique aqui


2- Faça-se presente

Com o distanciamento social, o contato e as interações com as famílias devem ser ainda maiores e, porque não dizer, de formas mais criativas. Cada família tem sua particularidade e gosta de se sentir especial. Por isso, é importante que você mantenha-os atualizados do que vem acontecendo no dia-dia da escola dos filhos deles. E se isso será ainda mais valioso daqui em diante. 

Nesse caso, o envio de mensagens diárias contando sobre as ações que a instituição tem feito para se adequar às novas normas são muito importantes. Através delas, os pais conseguirão sentir que a escola está mesmo preparada para receber o seu filho. 

Para melhorar a experiência, não é recomendado o envio dessas informações em grupos de WhatsApp, especialmente, por dois motivos:

  • 1º: Você não tem controle de onde essa mensagem enviada no WhatsApp vai parar, já que ela pode ser encaminhada para outras pessoas e o "telefone sem fio" começar. Não queremos boatos, principalmente nesse momento.
  • 2º: Sua mensagem pode ser facilmente perdida. Quando você envia uma mensagem no grupo do WhatsApp sobre a escola, ela passa a concorrer com mensagens do trabalho, com o grupo de família e até mesmo com as infames mensagens de bom dia. E isso faz com que ela fique para trás na leitura, perca a relevância e termine perdida.

Com o ClassApp, você pode estar presente de forma personalizada, segura e formal. Você conseguirá separar os alunos pelas suas salas de aula e enviar vídeos, fotos e mensagens para todos de uma vez só, mostrando como a escola está se adequando para a volta às aulas. Dessa forma, você consegue trazer agilidade e produtividade para a sua comunicação. Ao mesmo tempo em que os os pais receberão mensagens individualizadas (sem o contato com o outros pais) sentindo-se mais atendidos e especiais.

3- Tenha um canal para os responsáveis tirarem dúvidas

No momento de volta às aulas, é normal que as famílias estejam com dúvidas, afinal todos nós estamos. As decisões dos órgãos estaduais e municipais acabam mudando rapidamente e os pais terminam por ficarem desorientados sobre as muitas notícias que envolvem os processo de retomada.

As instituições que utilizam o ClassApp conseguem criar um canal de atendimento para as famílias tirarem suas dúvidas diretamente com a escola. Dessa forma, vocês estarão fortalecendo os laços entre escola e família, que é um fator de suma importância nesse momento, onde confiança e segurança são palavras-chave.

Para isso acontecer da melhor maneira, recomendamos que vocês tenham as estratégias muito bem definidas e compartilhadas entre os colaboradores para que, em qualquer situação, todos saibam como agir. Dessa forma, é importante que as informações sejam compartilhadas entre todos antecipadamente e estejam documentadas em algum lugar. 

Com o ClassApp, você pode fazer a comunicação interna da instituição entre seus colaboradores, deixando todas as informações centralizadas no aplicativo. Assim, caso você ou alguém da sua equipe precise achar uma informação, será muito mais fácil e rápido, do que se tiver que procurar no meio de uma conversas no grupo do WhatsApp. 

Com essas três dicas vocês conseguirão tomar decisões melhores, pois conseguirão monitorar o bem-estar das famílias, trazendo mais segurança para todos na escola, inclusive para os colaboradores. Além disso, conseguirão mostrar para os responsáveis que estão atentos a todas medidas sanitárias necessárias e prontos para atendê-los.

E você, como está preparando a volta às aulas? 

Você sabia que o ClassApp poderia ser um excelente aliado neste momento? Se você ficou curioso para conhecer mais sobre a ferramenta, descubra mais e entre em contato com a nossa equipe

Leia também

Receba artigos e dicas gratuitamente

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form

ClassApp
ClassApp Disponível no Google PlayClassApp Disponível na App Store
Nosso FacebookNosso InstagramNosso YouTubeNosso WhatsApp
Confira um Case de Sucesso ClassApp