Como transmitir confiança aos pais e alunos quando as aulas presenciais voltarem?
Comunicação EscolarA volta às aulas no Brasil tem sido um dos temas mais repercutidos atualmente, sobretudo quando se trata de saber quando e como isso deve acontecer. As dúvidas são muitas e deixam os pais inseguros por não saberem se é o momento certo de levar o seu filho de volta para o ambiente escolar.
Por isso, é fundamental que a escola pense em estratégias para para deixá-los mais confiantes com as ações que estão sendo tomadas. Ou seja, além de seguir as medidas orientadas pelos órgãos municipais e regionais relativas à segurança sanitária, é necessário também que haja um diálogo próximo entre a escola e as famílias.
Pensando nisso, nós, do ClassApp, preparamos algumas dicas de como transmitir a segurança aos pais quando as aulas voltarem:
1- Monitore
É fundamental nesse momento que a escola tenha o monitoramento da saúde dos seus alunos e seus familiares. Isso porque existem estudos que apontam que colocar 20 alunos em uma mesma sala de aula implica em 808 contatos cruzados. Desta forma, é necessário entender como está a saúde das crianças e de seus familiares, ou seja, se há alguém em sua casa que está doente, ou se há pessoas próximas com sintomas.
A melhor maneira para fazer isso é através do Monitor do Bem-Estar: ferramenta desenvolvida pela ClassApp e o Escolas Exponenciais para auxiliar o gestor com informações qualificadas para o processo de volta às aulas.
Ao conectar o monitor ao nosso aplicativo, ele se encarrega de enviar enquetes para todas às famílias com frequência semanal. A partir dos dados capturados, a ferramenta apresenta o percentual de casos, de risco e mostra os alunos que têm uma probabilidade maior de estarem doentes. Através do ClassApp, o gestor tem acesso aos relatórios detalhados, vendo como cada aluno ou pai respondeu à enquete em um mesmo local, como mostra a imagem abaixo.

Dessa forma, a escola consegue mostrar para os pais que a sua decisão de voltar às aulas está fundamentada no bem-estar dos seus alunos e família. E isso ajudará vocês passarem mais segurança e tranquilidade para eles.
Para entender mais sobre o Monitor do Bem-Estar, clique aqui
2- Faça-se presente
Com o distanciamento social, o contato e as interações com as famílias devem ser ainda maiores e, porque não dizer, de formas mais criativas. Cada família tem sua particularidade e gosta de se sentir especial. Por isso, é importante que você mantenha-os atualizados do que vem acontecendo no dia-dia da escola dos filhos deles. E se isso será ainda mais valioso daqui em diante.
Nesse caso, o envio de mensagens diárias contando sobre as ações que a instituição tem feito para se adequar às novas normas são muito importantes. Através delas, os pais conseguirão sentir que a escola está mesmo preparada para receber o seu filho.
Para melhorar a experiência, não é recomendado o envio dessas informações em grupos de WhatsApp, especialmente, por dois motivos:
- 1º: Você não tem controle de onde essa mensagem enviada no WhatsApp vai parar, já que ela pode ser encaminhada para outras pessoas e o "telefone sem fio" começar. Não queremos boatos, principalmente nesse momento.
- 2º: Sua mensagem pode ser facilmente perdida. Quando você envia uma mensagem no grupo do WhatsApp sobre a escola, ela passa a concorrer com mensagens do trabalho, com o grupo de família e até mesmo com as infames mensagens de bom dia. E isso faz com que ela fique para trás na leitura, perca a relevância e termine perdida.
Com o ClassApp, você pode estar presente de forma personalizada, segura e formal. Você conseguirá separar os alunos pelas suas salas de aula e enviar vídeos, fotos e mensagens para todos de uma vez só, mostrando como a escola está se adequando para a volta às aulas. Dessa forma, você consegue trazer agilidade e produtividade para a sua comunicação. Ao mesmo tempo em que os os pais receberão mensagens individualizadas (sem o contato com o outros pais) sentindo-se mais atendidos e especiais.

3- Tenha um canal para os responsáveis tirarem dúvidas
No momento de volta às aulas, é normal que as famílias estejam com dúvidas, afinal todos nós estamos. As decisões dos órgãos estaduais e municipais acabam mudando rapidamente e os pais terminam por ficarem desorientados sobre as muitas notícias que envolvem os processo de retomada.
As instituições que utilizam o ClassApp conseguem criar um canal de atendimento para as famílias tirarem suas dúvidas diretamente com a escola. Dessa forma, vocês estarão fortalecendo os laços entre escola e família, que é um fator de suma importância nesse momento, onde confiança e segurança são palavras-chave.
Para isso acontecer da melhor maneira, recomendamos que vocês tenham as estratégias muito bem definidas e compartilhadas entre os colaboradores para que, em qualquer situação, todos saibam como agir. Dessa forma, é importante que as informações sejam compartilhadas entre todos antecipadamente e estejam documentadas em algum lugar.
Com o ClassApp, você pode fazer a comunicação interna da instituição entre seus colaboradores, deixando todas as informações centralizadas no aplicativo. Assim, caso você ou alguém da sua equipe precise achar uma informação, será muito mais fácil e rápido, do que se tiver que procurar no meio de uma conversas no grupo do WhatsApp.

Com essas três dicas vocês conseguirão tomar decisões melhores, pois conseguirão monitorar o bem-estar das famílias, trazendo mais segurança para todos na escola, inclusive para os colaboradores. Além disso, conseguirão mostrar para os responsáveis que estão atentos a todas medidas sanitárias necessárias e prontos para atendê-los.
E você, como está preparando a volta às aulas?