Tempos de crise na escola: a comunicação pode fazer toda a diferença

Cases de Sucesso

Na última quarta-feira (11/03), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus declarou estado de emergência em decorrência da nova doença. Com a grande quantidade de informações circuladas pelos meios de comunicação e pelas redes sociais, a preocupação em relação a disseminação da doença tomou conta de grande parte da população. Essa frenesi atinge de forma ainda mais intensa as famílias que, naturalmente, ficam inseguras quanto à possibilidade de seus filhos contraírem a doença na escola - ambiente onde as crianças passam boa parte do dia e que os pais não conseguem acompanhar tão de perto. 


Embora algumas autoridades, como a Sociedade Brasileira de Infectologia, afirmem que ainda não é o momento para medidas mais drásticas, como a suspensão das aulas, por exemplo, uma vez que ainda não foi registrado nenhum caso de transmissão comunitária (quando o número de casos aumenta exponencialmente e perdemos a capacidade de identificar a fonte ou pessoa transmissora), o fato é que, a cada dia, o número de infectados aumenta e, com isso, até mesmo os órgãos oficiais passam a atualizar seus alertas. E, diante desse contexto, não há como garantir que a rotina das escolas e das famílias não venha a sofrer impactos. 


Gostaria de saber mais sobre o tema?

A ClassApp, em parceria com o Escolas Exponenciais, está organizando um evento online e totalmente gratuito para as escolas.

Clique aqui para saber mais e inscreva-se!



Desenvolvendo soluções 

Em um cenário onde a velocidade e veracidade das informações são igualmente importantes para trazer alinhamento e serenidade, todo cuidado é necessário para evitar o surgimento e o compartilhamento das fake news. Aliás, vale dizer que esse cuidado com a comunicação pode, de fato, contribuir com o controle da expansão e a diminuição dos casos da doença.

Vale dizer também que a escola, enquanto referência e importante agente da sociedade, tem como desafio ajudar a conscientizar sua comunidade atuando, assim, de forma direta e responsável no combate à doença. 


Desta forma, além de seguir todas as recomendações do Governo, ela precisa olhar para as famílias como parceiras nessa jornada. Um dos caminhos, neste sentido, é deixar a comunicação o mais transparente possível, visando transmitir segurança para pais, alunos e colaboradores. Isso pode se dar de várias maneiras, dentre elas, expor, de forma clara, quais são as medidas que vêm sendo adotadas por ela,  até aquele momento, para evitar a transmissão.  


Neste ponto, é importante estar atento para a dinâmica do processo de comunicação em tempos de pandemia: como as informações, orientações e medidas podem mudar ao longo de um único dia, a escola deve se preparar para seguir o mesmo ritmo de atualização.  Ou seja, manter toda sua comunidade informada constantemente com dados atualizados e checados em um fluxo constante. 


Para ser mais eficiente e garantir que as famílias estão acompanhando tudo que a escola informa, é fundamental centralizar todos os envios em um único veículo de comunicação oficial. Isso trará maior engajamento e segurança para as famílias. 


Na outra ponta, os pais e responsáveis também devem manter a escola atualizada sobre a saúde do aluno e de familiares próximos. Já sabendo que esse processo de comunicação é complexo, a escola deve ser protagonista em coletar e compartilhar essas informações com toda comunidade escolar. Assim, mais uma vez, se faz essencial ter um canal fácil e claro para os pais se comunicarem com a escola. 


Case de Sucesso

Conversamos com duas escolas para saber como estão fazendo essa gestão de crise de forma excepcional e colocando em prática de forma assertiva sua comunicação com a comunidade escolar. 


O primeiro contato foi com o Marcos Vieira, Diretor do Colégio Evangélico Pequeno Príncipe, de Silva Jardim (RJ), que compartilhou sua mentalidade e suas estratégias para passar por essa fase de maneira tranquila e, por que não, fortalecida. 


O meio oficial de comunicação da escola é o ClassApp - aplicativo que, por lá, conta com 99% de adesão dos pais. Através do app, vem sendo compartilhado, em tempo real, algumas as ações que o Colégio tem tomado, como essa que, por exemplo, trouxe uma imagem com dicas oficiais da prefeitura da cidade, sobre como se prevenir.

O outro caso de destaque é da Escola Acquarella Mater, de São Paulo Capital. Além do posicionamento oficial da instituição sobre as medidas que estão tomando, a(o)s professora(o)s também estão atuando ativamente para comunicar e tranquilizar as famílias nesse momento de alerta. 


Também pelo ClassApp, eles compartilham diariamente as atividades que estão sendo feitas com os alunos. Para o Colégio, tão importante quanto estar informado e informar os pais com qualidade e velocidade, é educar e conscientizar os alunos. 


Abaixo, segue um print de exemplo, da mensagem enviada pelas professoras Milcka e Cleide para a turma do primeiro ano do ensino fundamental. Através de fotos, elas também compartilharam os materiais com os pais.

Como consequência, os pais comentaram a ação das professoras e da Escola de forma muito positiva.


O alinhamento entre a instituição, os alunos e a família em momentos de crise é essencial para estreitar laços de confiança e trazer tranquilidade para todos os envolvidos. Assim, manter comunicados oficiais com frequência diária, garantir que os pais e os alunos recebem essas informações de forma rápida e eficiente, ao mesmo tempo, que possam entrar em contato com a escola para tirar dúvidas e enviar comunicados é a melhor fórmula para evitar a repercussão de burburinhos, fake news e alardes demasiados. Esse é também um caminho eficiente para que a instituição se alinhe com sua comunidade de forma transparente e assertiva, deixando sua marca ainda mais forte.

Para ajudar as escolas nesse momento, estamos disponibilizando o ClassApp gratuitamente durante o período de suspensão das aulas! Clique aqui para saber mais

Leia também

Receba artigos e dicas gratuitamente

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form

ClassApp
ClassApp Disponível no Google PlayClassApp Disponível na App Store
Nosso FacebookNosso InstagramNosso YouTubeNosso WhatsApp
Confira um Case de Sucesso ClassApp