Por que o aplicativo de comunicação escolar é indispensável na educação?

Comunicação Escolar

A comunicação com as famílias ainda é um grande desafio para muitas escolas. A falta de engajamento dos responsáveis, as informações desencontradas (e equivocadas) compartilhadas nos grupos de WhatsApp - oficiais e paralelos - e a distância física das famílias, muitas vezes causada pelo difícil acesso à escola, são alguns dos obstáculos enfrentados. 

Com as  mudanças na educação, em decorrência da pandemia da Covid-19, a necessidade de uma comunicação ainda mais clara e efetiva se tornou urgente. Nesse sentido, o aplicativo de comunicação tornou-se indispensável para as escolas que desejam manter um bom - e efetivo - relacionamento com as famílias. 

Mas, o que o aplicativo oferece além da troca de mensagens? Por que ele é tão importante para as escolas? 

Confira três motivos pelos quais as escolas que já usam essa ferramenta consideram o app um grande aliado:


1- Privacidade e segurança da mensagem entregue

Rita Ferreira Felippe, coordenadora pedagógica do Colégio Dr. Paulo Cezar Queiroz Faria, conta que o colégio sempre utilizou a agenda física para todos os alunos, do berçário ao ensino médio. Com o ensino remoto, viram a necessidade de digitalizar e então passaram a fazer a comunicação por e-mail e grupos de WhatsApp.

"Isso, inicialmente, atendeu bem o nosso público mas com o passar do tempo acabou se tornando invasivo: mensagens para os professores fora de hora de trabalho e muitos relatos de e-mails não recebidos", conta Rita. Perante esses desafios, a escola encontrou no ClassApp, aplicativo de comunicação especializado, a solução já que ele garante a entregabilidade das mensagens e favorece a privacidade dos professores, uma vez que no aplicativo os números de telefone são uma informação privada e não compartilhada com as famílias.


Quer saber mais sobre o ClassApp?
Clique
aqui para falar com nossos consultores

2- Laços fortes e fidelização das famílias

Pais que não sentem que a sua participação é valorizada pela escola tem dez vezes mais chances de trocar seus filhos de instituição. Esses dados são do Diagnóstico Nacional da Educação, uma análise do ensino remoto em 2020.

Por isso,
facilitar o acesso dos responsáveis à escola e estar aberto para ouvir a comunidade escolar são estratégias utilizadas pelo Colégio Parthenon, referência na fidelização de alunos (com 92% de manutenção de matrículas). Flávio Lavorato Neto, diretor administrativo do colégio, em sua palestra no evento Conecta EX, ressaltou: “É muito importante uma comunicação clara, uma comunicação efetiva porque isso não gera dúvidas e isso não gera problemas.”

Confira a palestra de Flávio Lavorato completa aqui.


3- Otimização de tempo da equipe

A equipe da escola - professores e funcionários - também sai ganhando com a adoção do aplicativo de comunicação, uma vez que ele oferece um ambiente seguro, privado e personalizado. Com isso, os gestores das escolas se sentem confiantes em descentralizar a comunicação, permitindo que os responsáveis tenham acesso direto aos professores e demais áreas do colégio, tornando o contato mais ágil e prático para todos os envolvidos.

Bruno Gottlieb, diretor administrativo da escola Eliezer Max, comenta que todos, na escola, já são grandes usuários do ClassApp e ressalta que o fato do aplicativo ser intuitivo favorece o seu uso. E por isso, segundo ele, o ClassApp tornou-se uma ferramenta indispensável para a instituição. "Implementamos o ClassApp poucos meses antes do início da pandemia, o que acabou sendo uma grande vantagem para nós, pois nos possibilitou estar muito próximos das famílias nesse momento difícil" afirma Bruno.

Diante do relato das escolas, podemos entender o porquê do aplicativo escolar ser tão importante para aproximar as famílias. Baixe o e-book e descubra como é simples implementar essa solução na sua escola, além de conhecer outras vantagens da agenda digital.

Aplicativo de comunicação escolar: tudo que você precisa saber!


Leia também