Gestão de crise na escola

Gestão de crise na escola: como aplicativo de comunicação ajuda

Comunicação escolar
|
🕑
4
min. de leitura
|
6/2/2024

Em períodos marcados por incertezas, como aconteceu durante a pandemia da Covid-19 ou em estagnações financeiras, a gestão de crises torna-se um elemento crucial para manter a serenidade e a confiança dentro da comunidade escolar. 

Neste contexto, os aplicativos de comunicação escolar emergem como ferramentas vitais para assegurar uma comunicação clara, transparente e eficiente entre gestores, professores, pais e alunos. 

Plataformas como o ClassApp, que já é utilizada por quase dois milhões de pessoas em escolas brasileiras, desempenham um papel fundamental ao manter todos os membros da comunidade escolar informados e conectados em um único canal.

A utilização desses aplicativos permite às escolas administrar as informações de forma dinâmica e eficaz, garantindo que todos os envolvidos estejam alinhados e atualizados com os desenvolvimentos mais recentes. 

“As escolas conseguem lidar melhor com estes momentos quando se preocuparam, anteriormente, em fortalecer o relacionamento com os pais, por meio de uma comunicação eficiente”, afirma Carolina Ayvazian, gerente de Crescimento da ClassApp.

‍Assim, a adoção de um aplicativo de comunicação escolar torna-se mais do que um meio de transmitir informações; é uma estratégia essencial de gestão de crise que capacita as escolas a navegarem com sucesso por períodos de incerteza, mantendo a comunidade escolar unida, informada e engajada.

Mas porque não usar somente e-mail e WhatsApp para isso?

Especialistas em tecnologias de comunicação afirmam que os aplicativos de comunicação escolar têm uma resposta muito melhor do que grupos de WhatsApp e e-mails. Um dos motivos é que o sistema envia alertas automáticos de que as mensagens não foram lidas, além de centralizar em um lugar só, de maneira oficial e profissional toda a comunicação da escola, garantindo maior eficiência. 

“O primeiro desafio da comunicação é alcançar a pessoa. O segundo é engajá-la. O terceiro é controlar a comunicação. E isso uma escola pode conseguir por meio do aplicativo. Os comunicados do ClassApp têm um índice de leitura de cerca de 85%. Para se ter ideia do que isso significa, a média de leitura em uma agenda de papel é de menos de 50%. No caso de e-mail, esse número cai para menos de 30%. No WhatsApp, fica entre 50 a 60%”, diz Viviane Souza, vice-diretora pedagógica do colégio Cermac, em São Paulo.

O Colégio Eliezer Max, no Rio de Janeiro, faz uso do ClassApp desde fevereiro de 2020. Com cerca de 500 alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, a gestão da escola diz que vem obtendo excelentes resultados com o aplicativo:

”A gente usava até então o e-mail, que era o nosso canal institucional, mas nós queríamos melhorar a comunicação com as famílias e percebemos que o e-mail está entrando cada vez mais em um lugar de obsolescência, muitas pessoas já migraram para mídias mais ágeis que o e-mail, que está perdendo relevância. O ClassApp tem funcionalidades dedicadas à comunicação da escola com as famílias e com funcionários, muito próprias da rotina escolar, e a gente está bem satisfeito com o uso do aplicativo. O aplicativo permite isso com muita eficácia e qualidade”, diz o diretor administrativo e financeiro da escola, Bruno Gottlieb.

Gestão de crise na escola: aprenda estratégias das startups

Conhecer estratégias para lidar com problemas é essencial para quem quer minimizar os seus impactos e até mesmo aproveitar as oportunidades escondidas nas situações difíceis, até mesmo na gestão de crise em escolas.

As startups são um bom exemplo de como gerenciar crises, afinal são empresas conhecidas por encontrarem soluções rápidas mesmo em meio a incertezas e cenários desfavoráveis. Justamente por essas características, muitas estratégias de gestão de crise fazem parte do cotidiano e da cultura dessas companhias. 

Uma dessas estratégias é a Inteligência Positiva, desenvolvida por Shirzad Chamine, professor de administração em Stanford e Yale e consultor de muitas das 500 maiores empresas dos Estados Unidos. 

Segundo ele, apenas 20% das equipes e pessoas alcançam seu pleno potencial e isso acontece pois passamos a maior parte do tempo com uma mentalidade inimiga focada na culpa, no estresse e ansiedade.

Em seu livro, Shirzad conta a história de Frank, CEO de uma empresa de capital aberto, que entrou em desespero quando viu as ações perderem seu valor durante a recessão de 2008. Frank estava exausto. Ele e sua equipe vinham trabalhando sem parar para tentar mudar o rumo das coisas, mas sem muito sucesso. Por isso, foram em busca de uma nova abordagem.

Ao serem apresentados ao conceito da Inteligência Positiva, todos se mostraram céticos. Afinal, como algo tão simples, uma pergunta antes de iniciar as reuniões, poderia tirá-los daquela situação tão complicada?

Segundo a teoria, todos os dias, eles deveriam se questionar: "O que nós precisamos fazer para que possamos dizer que a crise atual foi a melhor coisa que poderia ter acontecido com a empresa?"

‍A pergunta é apenas um estímulo para lembrar a equipe de focar na solução e não no problema. Curiosamente, essa abordagem também é um dos principais traços culturais das Startups: sempre abordar os desafios do ponto de vista da solução, com uma mentalidade positiva que propicia a curiosidade e a criatividade.

Utilizando essa metodologia a empresa de Frank, em apenas um ano e meio, transformou o fracasso em uma grande oportunidade, dobrando sua proposição de valor original. Com relação às startups, podemos citar algumas que surgiram e cresceram rapidamente em meio a crise de 2008 como a Uber, Spotify e Airbnb.‍

E na sua escola, você e sua equipe passam mais tempo com uma mentalidade focada nos problemas ou determinados em encontrar as soluções? Quem sabe não é hora de rever isso e, se preciso, mudar de estratégia de gestão de crise? 

A importância da fidelização para gestão de crises na escola

A crise sanitária que o mundo enfrentou em 2020 impôs como desafio para as escolas a fidelização de seus clientes, diante da ameaça de evasão escolar. Uma boa comunicação no ambiente escolar se tornou, mais do que nunca, fundamental quando o assunto é fidelização

Estimativas apontam que manter um cliente fiel pode ser de cinco a sete vezes mais barato do que conquistar um novo. E que clientes fiéis chegam a responder por 65% das vendas de uma empresa.

"Eu comparo muito a fidelização com um relacionamento, no qual a base fundamental é a comunicação”, diz Brian Fu Chuan Tong, gerente de produto da ClassApp. “Fidelização depende de comunicação e, para isso, existe o aplicativo, que é o meio. Mas, além do meio, é preciso trabalhar a frequência da comunicação. Se eu conversar uma vez por mês com a minha namorada, eu vou engajá-la? Não. É igual com o cliente. Precisa ter um conteúdo personalizado, segmentado, direcionado. E que seja constante e profundo.“

Para Carolina Ayvazian, muitos pais estão inseguros, sem saber como poderão pagar as mensalidades das escolas, diante da crise financeira. Mais do que nunca, é preciso manter um canal direto e aberto entre os pais e a escola:

“A escola precisa nutrir esse laço de confiança, por meio de uma comunicação muito eficiente e mostrando o valor do trabalho que realiza. Nada como uma conversa clara sobre maneiras de superar a crise juntos, para melhorar ainda mais o relacionamento dos pais com a escola”, ressalta.

A escola Monteiro Lobato, em Maceió, Alagoas, começou a usar o aplicativo de comunicação quando o governo anunciou a possível suspensão das aulas presenciais, há cerca de dois meses. A escola tem cerca de 900 alunos na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

“O aplicativo tem sido uma ferramenta muito importante na mediação da aprendizagem dos nossos alunos. O uso das tecnologias ocupava um lugar complementar no nosso cotidiano escolar, por isso os recursos do ClassApp surgiram como um apoio extremamente valioso para viabilizar que levemos, de forma remota, aos nossos alunos e às suas famílias, a continuidade do desenvolvimento cognitivo e afetivo do nosso trabalho educativo,” diz Maria de Lourdes, diretora administrativa da escola.

Em tempos onde a informação rápida e confiável é mais valiosa do que nunca, plataformas de comunicação escolar como o ClassApp desempenham um papel crucial, não apenas na disseminação de informações, mas também na manutenção de uma comunidade escolar coesa e engajada.

O ClassApp, com sua capacidade de conectar eficientemente gestores, professores, pais e alunos, prova ser um aliado indispensável para as escolas. Ele facilita uma comunicação transparente e oportuna, essencial para a gestão eficaz de crises e para fortalecer a confiança dentro da comunidade escolar. Através do ClassApp, as escolas podem garantir que todos os membros da comunidade se mantenham informados e alinhados, independentemente dos desafios externos.

As instituições de ensino que adotam o ClassApp demonstram um compromisso com a excelência em comunicação e gestão escolar. Esta ferramenta não apenas proporciona uma solução para os desafios atuais, mas também prepara as escolas para enfrentar futuras incertezas com confiança e eficiência.

Se você busca consolidar a comunicação e o engajamento dentro da sua comunidade educacional, é o momento de considerar o ClassApp. Convidamos você a conversar com nossos especialistas e a descobrir como podemos transformar a comunicação e a gestão de crises na sua instituição. Clique aqui!

Leia também

Conteúdos gratuitos