Dia do professor: que tal celebrar de um jeito diferente?

Comunicação Escolar

Compartilhar, ensinar, aprender e inspirar, é isso que milhares de professores fazem todos os dias. Eles nos orientam e nos ajudam a dar significado a tudo que aprendemos. O ano 2020, marcado por tantas incertezas e inseguranças, veio para nos mostrar que nutrir a educação é nutrir a esperança. Em um momento tão crítico, o que percebemos é que o mundo precisa de mudanças, mas como faremos isso? Segundo Malala Yousafzai “Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo.”

É por isso que neste ano nós queremos convidá-lo para participar de uma celebração diferente pelo dia do professor. Muito mais do que exaltar esses profissionais em um único dia do ano, queremos nos comprometer com três pequenas mudanças que podem fazer toda a diferença.


1- Reconhecimento:

Sempre que surgir a oportunidade, reconheça o trabalho do professor, mostre o que você mais admira e incentive as próximas gerações a fazerem o mesmo. Além de práticas diárias, aposte em mensagens e frases especiais para os professores.


Para te inspirar a fazer parte deste movimento, nós convidamos alguns ClassAppers para compartilhar histórias em que os professores fizeram toda a diferença em suas vida:

Aproveite a nova funcionalidade de áudio e convide alunos e ex-alunos para gravarem uma mensagem para os seus professores.

2- Coparticipação:

A educação da nova geração de nossos filhos, sobrinhos, primos e netos não é responsabilidade apenas do professor ou da escola. Como foi muito bem colocado pela Viviane Mosé no Conecta EX Live, é uma aldeia que forma uma pessoa. Por isso, contribua com o trabalho do professor dando continuidade a educação fora da sala de aula.

O blog Family Center apresenta artigos muito interessantes, como Qual o papel da escola na educação dos nossos filhos?, que contribuem para essa construção conjunta entre família e escola.


3- Empatia:

Em meio a tantos desafios como a extensa carga horária e falta de valorização de sua carreira, é compreensível que em algum momento um professor, por mais que ame a sua profissão, possa desanimar. Por isso, é tão importante termos empatia e sermos uma rede de apoio para esses profissionais que são essenciais para o desenvolvimento da nossa sociedade.

Para desenvolvermos a empatia, é fundamental a escuta. Por isso, convidamos os professores para compartilharem o que eles sentem e pensam sobre o futuro de sua profissão e qual o seu desejo para os colegas.


"Como qualquer outra profissão, se não feita com amor, nunca dará certo. Hoje, fazer uma faculdade de Pedagogia é fácil, pois não é tão concorrida, mas amar uma sala de aula, as crianças, os problemas de aprendizagem, os desafios pelos quais temos que passar, como esse ano por exemplo, aprender usar as tecnologias para darmos aulas a distância, etc... Tem que ter garra, coragem, paciência, perseverança e muito, mas muito amor mesmo. Então pensem bem, se AMAREM de verdade, venham, porque é muito gostoso, maravilhoso e gratificante colher os frutos que plantamos." - Roselene S. C. Greggo, professora por amor desde os 15 anos de idade


"Professor, onde você gostaria de estar daqui 20 anos? Não espere 20 anos para você chegar onde você quer, que você faça isso agora, que você busque o que você acredita nesse momento. E que dessa trajetória, faça parte o caminhar junto com os alunos, na construção do conhecimento, na formação de pessoas que pensam e que conseguem criar e descobrir as coisas por conta própria. Que os professores pensem nos seus objetivos e não os adie por mais nenhum momento." - Fabrício, professor e apaixonado pela construção do conhecimento


Convide os professores a falarem com os alunos e com as famílias sobre as alegrias e os desafios em sala de aula, para que juntos, possamos construir uma melhor educação, dentro e fora de sala de aula.

Para ajudarmos de forma prática as escolas a comemorarem o Dia do Professor, preparamos alguns materiais que vocês podem utilizar para compartilhar nas redes sociais. É só clicar com o botão esquerdo sobre a imagem e escolher a opção salvar como e, em seguida, compartilhar:

mensagem para o dia do professor: uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo
Compartilhe nas redes sociais

Mensagem para dia do professor: Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina
Compartilhe nas redes sociais

mensagem para dia do professor: Educador se eterniza em cada ser que educa
Compartilhe nas redes sociais

Vale dizer que, para os clientes ClassApp, preparamos também quatro modelos de mensagem que podem ser enviadas pelo próprio aplicativo para você fomentar essa ação na sua escola. Clique aqui para baixar o material exclusivo para clientes.

Leia também

Receba artigos e dicas gratuitamente

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form

ClassApp
ClassApp Disponível no Google PlayClassApp Disponível na App Store
Nosso FacebookNosso InstagramNosso YouTubeNosso WhatsApp
Confira um Case de Sucesso ClassApp