100% de adesão ao ClassApp

3 segredos para alcançar 100% de adesão das famílias ao ClassApp

Histórias de sucesso
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23/5/2023

A principal expectativa de uma escola que acaba de firmar uma parceria com a ClassApp é melhorar sua comunicação com as famílias. Ou seja, ter uma solução adequada para poder compartilhar momentos, assuntos pedagógicos, comunicados institucionais e pessoais e realizar todo tipo de interação que essa relação necessita.

Assim, para alcançar esse propósito, logo que adere ao ClassApp, a escola passa pelo processo de implantação e de capacitação para saber como tirar o melhor proveito da ferramenta! 

Para que a comunicação seja transformada, a escola precisa envolver 100% da sua comunidade no novo projeto. A alta taxa de adesão ao aplicativo é essencial para a escola conseguir centralizar o diálogo e trazer mais eficiência para a comunicação escolar.

Por se preocupar genuinamente em revolucionar o relacionamento entre escolas e famílias, a equipe de Onboarding do ClassApp acompanha muito de perto a adesão ao aplicativo durante o processo de implantação. O time é capacitado para apoiar a escola nessa jornada e conta com técnicas para engajar as famílias para usar a nova solução de comunicação. 

Vamos revelar os 3 principais segredos que vão ajudar a engajar 100% do seu público no uso da agenda escolar app. Eles foram baseados em estudos, práticas no acompanhamento de instituições de ensino de diferentes tamanhos e localidades que, entre acertos e erros, obtiveram sucesso na desafiante jornada de conquistar adesão total ao ClassApp.

Confira a seguir as dicas compartilhadas pelo time de especialistas em relacionamento escola-família da ClassApp!

Segredo 1: capriche na divulgação

O primeiro passo para alcançar uma boa adesão no ClassApp é fazer uma ampla divulgação do app entre equipe, pais e alunos. 

Para quem está saindo da implantação, outra medida que ajuda impulsionar a adesão é alinhar as datas de divulgação com o dia escolhido para o disparo dos convites. Ou seja, se a inauguração do ClassApp na escola foi marcada para uma sexta-feira, por exemplo, você pode passar a semana divulgando o aplicativo e, na véspera do disparo, avisar às famílias que amanhã é “o Dia D”. Essas ações ‘casadas” costumam ter resultados mais positivos no aumento dos índices de engajamento do ClassApp, logo nos primeiros dias de uso.

Para isso, sugerimos que os gestores observem alguns passos que podem ser estratégicos nesse processo, começa em ações de macro alcance até chegar em medidas mais individuais:

1.  Escolha um responsável

O ideal é que a escola eleja um responsável oficial pelo ClassApp dentro da instituição que fique encarregado de acompanhar de perto todo o projeto. E uma das primeiras tarefas desse colaborador é certificar-se de que o alinhamento e a divulgação interna foram bem feitos. Isso porque é muito importante que a equipe de funcionários tenha sido apresentada ao ClassApp e entenda a sua importância para comunicação escolar. Com uma equipe segura e comprometida a fazer dar certo, fica muito mais fácil “vender a ideia” a pais e alunos. Outro ponto que o colaborador responsável pelo ClassApp deve estar atento é quanto ao cadastro de usuários que precisa estar sempre atualizado para que ninguém fique de fora da nova ferramenta de comunicação.

‍2. Mídias sociais

Após o alinhamento interno, está na hora de começar a propagar a novidade aos pais e alunos. Afinal, são eles os principais beneficiados com a chegada do novo meio de comunicação. As escolas com melhores experiências em adesão nos mostram que usar meios de comunicação de grande alcance como Facebook, Instagram, site institucional e até mesmo banners físicos no mural da escola, por exemplo, podem ser excelentes ações para fazer a notícia da adoção do ClassApp chegar à toda comunidade do seu colégio. Caso não tenha uma equipe para te apoiar, uma dica é usar o Canva, ferramenta de design gráfico, que possui modelos de arte prontos que podem ser usados pelas escolas.

3. E-mail marketing e bilhetes

Apenas com o primeiro anúncio nesses canais de grande alcance já será possível gerar uma ansiedade e uma grande expectativa nos pais e alunos – é exatamente essa a intenção! Agora, para ser ainda mais assertivo é chegada a hora de oferecer mais informações e insumos a eles. E para essa etapa, indicamos usar meios de comunicação mais pessoais, tais como e-mail, agenda e bilhetes. Através desses canais, é possível detalhar quais as vantagens de uso do ClassApp e explicar a fundo como ele facilitará a comunicação entre escola-família. Clique aqui para ter acesso gratuito a diversos modelos de artes para compartilhar mensagens com as famílias!

4. Reuniões e ligações

A partir da realização das ações listadas acima, é bem provável que mais da metade dos pais e alunos já tenham se cadastrado no ClassApp para começar a usar a ferramenta. Mas, como “nem tudo são flores”, Nesse caso, ligações e reuniões individuais costumam ser meios eficientes.

Segredo 2: centralize a comunicação no ClassApp

Durante a divulgação da novidade, estabeleça uma data para deixar de usar os meios de comunicação antigos e avise as famílias que eles não serão mais usados. 

Mesmo com uma divulgação bem feita é possível que uma parcela significativa de famílias não façam adesão rápida ao aplicativo.

Uma dica é adotar uma postura de “ensinamento”, por exemplo: se receber o e-mail de um pai cobrando um boleto, envie o documento pelo ClassApp e reforce o posicionamento de que assuntos escolares precisam ser tratados pelo aplicativo!

Neste ponto, a estratégia é dar início às ações individuais de divulgação, a fim de entender o motivo pelo qual cada família ainda não aderiu ao novo meio de comunicação e como a escola pode ajudá-la neste processo. 

Além da centralização, sugerimos adotar uma comunicação proativa com as famílias para que elas rapidamente se adaptem ao ClassApp. Quando a escola se comunica de forma proativa, ela pode garantir que as famílias estejam cientes das atividades escolares, dos eventos e dos projetos em andamento. 

Isso também melhora a confiança e a relação entre a escola e as famílias, criando um ambiente de colaboração e suporte mútuo para o sucesso educacional dos alunos.

Segredo 3: explore ao máximo as funcionalidades

Você pode estar pensando: “é muita coisa nova, como eu vou utilizar todas essas funcionalidades?”. Mas, como você também já deve saber, o ClassApp foi desenvolvido para ser uma solução simples e intuitiva, portanto rapidamente você irá se habituar a todas as funcionalidades!

Veja como usar as principais soluções disponíveis no ClassApp para agregar mais valor à sua comunicação com os pais:

‍1. Canais de Comunicação

Para começar, as famílias já sabem quais são todos os canais que podem atendê-las? Para isso, aconselhamos que o responsável por cada um desses canais envie uma mensagem se apresentando. Divulgar e apresentar os canais é importante, mas dar um atendimento rápido e de qualidade é ainda mais importante!

2. Calendário

Sabe aqueles pais que esquecem de reuniões e eventos importantes? A funcionalidade de calendário pode salvar os mais esquecidos! Ou até mesmo os mais organizados que gostam de ter uma visão geral dos eventos e datas importantes da escola. Sendo assim, a dica é empoderar a equipe administrativa e pedagógica a alimentar o calendário de todas as turmas! O que pode ter nele? Tudo!

  • eventos internos
  • datas comemorativas
  • entrega de trabalho
  • avaliações
  • reuniões

3. Relatórios

Dentre as funcionalidades do ClassApp, as mensagens padrões facilitam a comunicação no dia a dia da escola. Dentre esses, o envio de relatórios diários torna os responsáveis mais próximos da rotina dos alunos. Desde alimentação dos pequenos a boletins e frequência, os relatórios possuem inúmeras possibilidades!

4. Momentos: a rede social da escola

A funcionalidade fica disponível por meio do ícone com um coraçãozinho, ao lado esquerdo da tela, com a descrição “Momentos”. É um espaço reservado apenas para fotos e vídeos, em um formato de linha do tempo, similar ao das principais redes sociais. As interações ficam por conta das curtidas!

5. Enquetes

O ClassApp auxilia os gestores a avaliarem a satisfação dos pais e o serviço oferecido pela escola por meio da ferramenta Enquetes, que possibilita à instituição de ensino se comunicar com os pais para saber as melhores opções e atender da melhor forma eventuais necessidades.

6. Aprovação de mensagens

Garantir a unidade na comunicação escolar ajuda a evitar confusão e desencontros nas mensagens oficiais da sua instituição. Por isso, contar com uma etapa extra de verificação das mensagens trocadas entre escola e família pode ser interessante para garantir que as informações enviadas sejam precisas e atualizadas, além de poder fazer a revisão textual.

Ainda não é parceiro do ClassApp e está buscando uma solução de comunicação que realmente vai transformar o relacionamento da sua escola com as famílias? Converse com um de nossos consultores e confira como vamos te ajudar com essa missão! É só clicar aqui.

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