Como resolver os principais problemas escolares?

Comunicação Escolar

A educação é essencial para o nosso desenvolvimento enquanto pessoas e também enquanto sociedade. Na escola aprendemos muito mais do que as matérias tradicionais, aprendemos também sobre nós e como nos relacionar com outras pessoas. Para propiciar esse ambiente, a equipe escolar se desdobra para entregar o melhor serviço. E com a chegada da pandemia no Brasil e o impedimento da realização das aulas presenciais, como medida de segurança, isso ficou ainda mais evidente e inclusive as famílias passaram a reconhecer ainda mais esse esforço.

Em um ano tão atípico, todas as instituições tiveram que se reinventar para atender as famílias e adequar o ensino para formato remoto e híbrido. Com isso, antigos desafios se intensificaram e novos outros surgiram. Está chegando o momento de realizar o planejamento para o próximo ano e, por isso preparamos este artigo para pensarmos juntos em como resolver os principais problemas escolares:

Comunicados importantes sem leitura e retorno

É evidente que um bom relacionamento entre escola e família é essencial para que o aluno tenha um bom desempenho escolar, tanto para os alunos do ensino infantil, uma vez que ainda não têm autonomia para tomar decisões. Até os alunos do ensino médio, uma vez que boa parte do aprendizado é fixado por meio das lições de casa, e quando há apoio e supervisão dos pais, os alunos avançam melhor e mais rápido. Por esse motivo, comunicados importantes sem leitura e retorno dos responsáveis, tornaram-se um um dos problemas escolares mais comuns.

Para solucionar esse problema é importante refletir sobre algumas questões: os comunicados enviados estão chegando aos responsáveis? E ainda, será que o meio de comunicação utilizado facilita o acesso dos pais à escola?

Thaís Trindade, coordenadora do Colégio Atheneu, localizado em Itaquaquecetuba, no interior de São Paulo, percebeu que muitos dos pais não tinham tempo para ligar ou ir ao colégio em horário comercial e por isso buscou modernizar a comunicação da escola, adotando a agenda digital, com o objetivo de facilitar o acesso e contato com eles. "Os maiores ganhos com o ClassApp foram a aproximação das famílias com a escola e a certeza de que qualquer comunicado escolar vai chegar aos responsáveis", destaca Thaís. Ela ressalta que anteriormente, além de todo o trabalho que um simples comunicado demandava, de impressão e colagem nas agendas de cada aluno, ainda existia a incerteza de que esse comunicado chegaria ao responsável.

Descubra como está a comunicação da sua escola.
Clique
aqui para realizar o Diagnóstico de Comunicação.

Burburinhos e desentendimentos de pais e professores nos grupos de WhatsApp

Uma das principais preocupações, na mudança da tradicional agenda de papel para uma comunicação digital, é o controle das informações que são trocadas entre a família e a escola. Com a pandemia e a necessidade do ensino remoto, muitas instituições adotaram o WhatsApp como meio para se comunicar com os responsáveis. Mas, será que essa é realmente a melhor ferramenta?

Por se tratar de um aplicativo de comunicação que não é específico para os comunicados escolares ele se torna um facilitador de conversas paralelas e burburinhos. E por mais que o coordenador esteja presente em todos os grupos da escola, ele não consegue garantir que as pessoas se comuniquem sem que ele saiba. Afinal de contas, ao entrar em um grupo no WhatsApp, as pessoas passam a ter acesso ao número de telefone umas das outras. Com isso, perde-se a privacidade e a comunicação que era para ser um meio de aproximação, passa a ser um estresse, podendo ocasionar até mesmo desentendimentos entre professores e pais, com mensagens recebidas fora do horário de trabalho, interferindo na qualidade da vida pessoal do professor.

problemas escolares - como o ClassApp resolve

Leia também: Será que o WhatsApp é a saída para melhorar a comunicação da sua escola?

Reclamações dos responsáveis por não receberem informações suficientes sobre a vida escolar dos filhos

A equipe escolar trabalha e emprega esforço diário para colocar em prática os objetivos da escola e por isso é muito frustrante quando os responsáveis não conseguem perceber todo o valor que é entregue. Um dos sinais de alerta, de que o seu público não está vendo valor, são as reclamações por não receberem informações suficientes sobre a vida escolar dos filhos. E o que fazer se isso acontecer?

Primeiro, é preciso avaliar o quanto tem sido comunicadas todas as ações que são realizadas, pois o que muitas vezes parece óbvio para quem está no dia a dia da escola pode ser uma novidade para quem está fora. Segundo, mais uma vez, é avaliar se a ferramenta de comunicação escolhida tem propiciado essa interação com as famílias. Juliana Fadel, mantenedora da escola Fadelito, com 15 unidades localizadas em São Paulo, conta que um dos maiores ganhos após a ativação da agenda digital foi a celeridade com a qual a informação chega em casa. "A sacada interessante do ClassApp é a possibilidade da pessoa abrir aquele conteúdo no momento que é bom para ela", completa.

Falta de engajamento dos pais

Esse é um dos problemas escolares que têm maior impacto negativo para as instituições. Segundo o Diagnóstico Nacional da Educação, pesquisa realizada pelo Escolas Exponenciais, pais que não se sentem suficientemente informados ou que não sentem que a sua participação é valorizada pela escola tem três vezes mais chances de evasão.

Por incrível que pareça, solucionar esse desafio pode ser simples. Isso porque, a maioria deixa de se engajar com conteúdos por dois motivos:


1- Ele não interessa

O que não é o caso, pois a grande maioria dos responsáveis têm interesse em acompanhar a vida escolar dos filhos.


2- Desafios para acessar

Não é à toa que a participação dos pais em reuniões escolares cresceu, durante a pandemia, a partir do momento em que eles puderam participar da reunião de onde eles estivessem. Por isso, mais uma vez, a facilidade de acesso dos pais à escola é a chave para resolver os principais problemas escolares.

E como está a comunicação na sua escola? Ela é o meio para resolução desses desafios ou a causa da maioria deles? Realize o diagnóstico de comunicação que preparamos para você e descubra, clique aqui para acessar.

problemas escolares - descubra como está a comunicação da sua escola

Leia também

Receba artigos e dicas gratuitamente

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form

ClassApp
ClassApp Disponível no Google PlayClassApp Disponível na App Store
Nosso FacebookNosso InstagramNosso YouTubeNosso WhatsApp
Confira um Case de Sucesso ClassApp
Fale com um consultor