Certificado Escolas Exponenciais: a maior certificação de satisfação escolar do Brasil chega a sua terceira edição

Novidades

O “Certificado Escolas Exponenciais” identifica quais são as escolas do ensino privado que mais satisfazem seus clientes. A pesquisa utilizada na avaliação das escolas participantes também fornece informações valiosas sobre a visão dos pais a respeito das instituições avaliadas. As inscrições são gratuitas e as escolas têm até o dia 31 de julho para registrar sua participação.

“O objetivo da certificação é reconhecer as escolas com melhores níveis de satisfação e de fidelização dos pais. Também será possível identificar quantos pais estão pensando em trocar seus filhos de escola e por qual motivo, ou por que estão fidelizados, se for o caso”

Esclareceu Vahid Sherafat, CEO da ClassApp e coordenador do estudo.

Em sua última edição, a pesquisa envolveu 150 mil famílias na avaliação de mais de 300 instituições privadas de ensino em todo o Brasil. Este ano, a previsão é chegar a 200 mil pais.

Os clientes ClassApp contam com o benefício de terem o formulário enviado aos pais diretamente pelo aplicativo. Para participar, basta responder à enquete enviada para os administradores do ClassApp, no dia 26 de junho, com a opção “Sim”.Já as escolas sem interesse deverão responder com a opção “Não”.

Certificação e prazos

As inscrições acontecem de 26 de junho a 31 de julho e os pais e responsáveis terão de 05 de agosto a 06 de setembro para responderem a pesquisa. Os resultados serão divulgados a partir de outubro.

De acordo com seu desempenho na avaliação, as instituições melhores pontuadas poderão receber os Certificados de Excelência ou Qualidade, válidos por um ano (2020).

No entanto, mesmo que não atinja as notas necessárias para certificação, todas as escolas participantes receberão ao final da pesquisa um relatório com os dados sobre o nível de satisfação de seus clientes, onde poderão observar como os pais de seus alunos avaliam a qualidade do serviço, do atendimento, da comunicação e do relacionamento que mantém com a instituição de ensino.

O resultado individual da pesquisa que dará elementos à Certificação será sigiloso e as escolas participantes terão acesso somente ao seu próprio resultado.

Metodologia

O critério para conquistar o selo será a nota da primeira pergunta do questionário, que vai avaliar, de 0 a 10, qual é a probabilidade do responsável indicar a escola do filho a amigos ou familiares – metodologia conhecida como NPS (Net Promoter Score).

As instituições participantes serão divididas em quatro categorias:

  • P (até 200 alunos),
  • M (até 650 alunos),
  • G (mais que 650 alunos)
  • Extracurriculares (Cursos de idioma, artes, etc).

Para a participação ser válida, a escola deverá ter o número mínimo de respostas que garantam margem de confiabilidade de 95% e erro de 5%, conforme consta no regulamento. A escola que não atingir o quociente mínimo não poderá concorrer ao Certificado.

Leia também