Captação de alunos: qual estratégia usar?

Comunicação Escolar

A captação de novos alunos sempre foi uma tarefa importante para instituições de ensino que desejam ter sucesso. Em meio a um cenário totalmente atípico, os desafios deste período tão decisivo para as escolas tendem a ser ainda maiores, uma vez que com o distanciamento social, visitas e reuniões presenciais não serão tão frequentes. 


Tendo em vista esse panorama no qual muitas famílias terão que escolher a escola de seus filhos a distância, qual será a melhor estratégia a ser adotada? É divulgar nas redes sociais, investir em outdoors ou contar apenas com as indicações? 


Sabemos que nem sempre é fácil pensar em soluções e por isso, preparamos uma série com um passo a passo de como captar alunos em tempos de crise. Neste, que é o primeiro artigo, vamos apresentar os motivos da propaganda de matrícula ainda ser uma estratégia essencial para o sucesso desse processo. 


Para Michel Pinto, diretor do Colégio Conde Domingos, ela é fundamental para alcançar novos clientes. "Acreditamos que a função da propaganda durante o período de matrícula é mostrar o que há de melhor na nossa escola e fidelizar nosso cliente", destaca o diretor.


Kárystha Aliã, head de marketing do Anglo Bauru, também acredita que a propaganda é fundamental, sendo uma oportunidade para as escolas mostrarem os seus diferenciais. De acordo com a profissional, "a propaganda gera o interesse e muitas vezes, cria o gatilho em quem já ouve falar do nosso trabalho para buscar saber mais e iniciar a 'jornada do cliente'."


Como você pode ver, muito mais do que trazer aquilo que nós acreditamos que funciona, para essa série, convidamos especialistas em marketing educacional, além de escolas com boas práticas para compartilharem suas experiências.


Propaganda de matrícula 

Que a propaganda de matrícula é essencial para captação de alunos, nós já sabemos. Mas, por onde começar? E qual é a melhor estratégia para tempos de crise?


O primeiro passo é ter em mente que não existe uma receita padrão que funciona para todas as escolas. E se você parar para pensar, isso é muito bom, pois se a mesma coisa funcionasse para todos, não haveria como ter uma vantagem competitiva. Mas, como criar uma estratégia personalizada que seja simples e possível de ser colocada em prática?


A melhor estratégia é aquela que é pensada a partir da jornada do seu cliente, desde o momento que ele tem o primeiro contato com a sua marca até o fechamento do contrato.


Maurício Berbel, sócio da Alabama Consultoria Educacional, ressalta que toda campanha de matrícula deve levar em consideração o processo de compra das famílias e observa ainda que "ao entender como as famílias passam pelas etapas da compra, fica mais fácil definir as ferramentas e estratégias mais adequadas para cada uma delas."


Quais são as dicas dos especialistas para captação em tempos de crise? Cadastre-se e confira o vídeo.

Uma boa campanha de matrícula começa pela jornada do cliente

Em marketing, muito se fala sobre a experiência do cliente, o que muitas vezes acaba se tornando algo abstrato e difícil de ser colocado em prática. Isso porque essa experiência é permeada por sentimentos e com foco nos detalhes. Nesse sentido, a nossa dica para iniciar o planejamento de propaganda de matrícula da sua instituição, é começar com um olhar abrangente para esse processo. E a ferramenta mais indicada para isso é o funil de captação de alunos.


Segundo os especialistas em marketing educacional, o funil de captação de uma escola está dividido em 3 etapas:

Funil para captação de alunos de escolas particulares
Funil de captação escolar


Para Thiago Farias, gerente comercial do Grupo SEB, quanto mais a escola conhece as características de cada etapa do funil, mais ela vai conseguir otimizar os seus investimentos. "Conquistar novos alunos está relacionado a tornar-se mais eficiente, com uma maior conversão nas etapas do funil, e não necessariamente com o aumento da verba de ações de captação", completa Farias.


Por isso, se você deseja ter sucesso na captação de alunos, continue acompanhando a nossa série, pois ao longo dos dias iremos apresentar de maneira aprofundada cada uma das etapas do funil e como ele pode auxiliar a sua escola. 


No próximo artigo, veremos como alcançar novos clientes por meio da primeira etapa, que é a descoberta da escola. Você também vai ver dados de como está sendo o comportamento do público brasileiro em tempos de crise e muito mais! 


Spoiler Alert!

Confira o que você vai ver no segundo artigo da série:

  • Devo ou não falar sobre a pandemia na campanha de matrícula?
  • Como as escolas estão captando novos alunos sem gastar nada a mais por isso.


E na sua instituição de ensino, quais são os maiores desafios na hora de realizar a campanha de matrícula?

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