Captação de alunos: como fechar mais contratos

Comunicação Escolar

No segundo artigo da série "Captação de Alunos", vimos como otimizar a atração de novos clientes contando com o auxílio de um relacionamento próximo com os pais e sem a necessidade de novos investimentos. Porém, não basta apenas atrair novas famílias: nesta etapa, o objetivo da escola está mesmo no fechamento de novos contratos. Por isso, neste, que é o terceiro artigo da nossa série, iremos nos aprofundar nas próximas etapas do funil de captação: consideração e decisão.

Consideração

Depois de descobrir a escola, na primeira fase do funil, os clientes passam para a etapa de consideração. Esse é o momento no qual as famílias vão avaliar, de forma mais cuidadosa, se o que elas estão buscando é realmente o que a escola tem a oferecer. De acordo com alguns de nossos clientes e também especialistas em marketing digital, é nesta etapa que encontra-se a maior preocupação dos gestores na realização de uma campanha de matrícula digital. Isso porque, anteriormente a quarentena, as famílias visitavam a escola e essa era uma grande oportunidade para encantá-los. E agora, sem esse recurso, como fazer para entregar esse valor?


Confira o que os especialistas recomendam: 

Tour virtual:

Essa é uma alternativa para que os pais possam conhecer a estrutura física da instituição, sem precisarem sair de casa. Apesar de ser uma solução moderna e eficaz, ela pode ser fria, uma vez que as famílias não vão ter contato com as histórias da escola. Por isso, vale a pena investir também em outras soluções que ofereçam esse contato mais direto e pessoal.

Cliente por alguns dias:

Se anteriormente os pais se encantavam com a visita à escola, com a estrutura e todos os benefícios que seriam entregues aos seus filhos, agora é chande de encantá-los com a estrutura digital oferecida. Uma dica é oportunizar à família a experiência de serem clientes por alguns dias, afinal nada melhor do que mostrar na prática. Graças a transição para o ambiente digital, agora essa possibilidade existe.

Para você que é cliente ClassApp, isso é ainda mais simples. Por meio do aplicativo, a escola pode criar um canal de comunicação e compartilhar com os pais vídeos e fotos das atividades que acontecem na instituição, além de mostrar todo o suporte e acolhimento oferecido. Caso precise de ajuda para criar este canal, entre em contato com o nosso time de suporte. 😉

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Eventos online

Pode ser uma palestra com os próprios pedagogos da escola dando dicas aos pais de como ajudar os filhos com a educação remota e híbrida, ou ainda, sobre outro tema, que ao estudar o público na primeira etapa do funil, você percebeu que é de grande interesse.

Aproveite esse espaço para apresentar os diferenciais da instituição. Convide pais, alunos e professores para compartilharem suas experiências e mostrarem como estão lidando com os desafios do momento. Aproveite o pós evento, convidando as famílias que estão considerando a matrícula, para uma conversa particular, pois assim você pode fechar alguns contratos e ainda identificar o que pode estar impedindo o fechamento do mesmo.


Fique atento!

Na etapa da consideração, é natural que as famílias entrem em contato com a escola. Por isso, certifique-se de que as famílias sejam respondidas o mais rápido possível para que não haja nenhum desconforto.

Para você que é cliente ClassApp, é possível criar um canal de atendimento no aplicativo para as famílias que estão considerando a matrícula. Para saber mais nos chame no chat 😊

E se você ainda não tem ClassApp mas ficou interessado, fale com um consultor!

Decisão

Chegamos a última etapa do funil que é a decisão. É válido ressaltar que o sucesso dessa etapa está diretamente relacionado ao sucesso das etapas anteriores. Pois, quanto melhor foi a experiência do seu cliente até agora, mais chances você tem de fechar o contrato de matrícula com ele.

Nessa terceira etapa, a propaganda de matrícula escolar já cumpriu o seu papel trazendo o cliente até o fechamento da proposta. Porém, o fechamento do contrato pode não acontecer caso as famílias se deparem com um processo complexo, com muitas idas e vindas de documentos. Por isso, procure facilitar ao máximo! Uma boa opção é realizá-lo online, de preferência em um único canal.

Clientes ClassApp contam com um sistema de matrícula que além de agilizar e simplificar o processo, é 100% online e seguro, com a comodidade dos pais receberem e realizarem assinatura do contrato e pagamento em um único canal. Este pode ser um grande diferencial para aumentar as conversões nessa última etapa do funil de captação de alunos.


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"Ao mesmo tempo que existe o desafio existe também a oportunidade de aproveitar todas as possibilidades do mundo digital." Kárystha Aliã, head de marketing do Anglo Bauru 


Durante toda a série você viu o passo a passo para otimizar cada uma das etapas do funil. E nós queremos saber, quais delas você está implementando na sua escola? Conte nos comentários.

Gostou da série? Então compartilhe com os seus contatos!

Confira mais dicas baixando o e-book: Fidelização e captação de alunos: perspectivas e ações práticas em um cenário de incertezas que preparamos para auxiliar as escolas com o período de rematrícula.

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