Capacite sua equipe para utilizar o ClassApp

Aprenda a usar

Na busca por uma comunicação escolar simples e eficiente e em sintonia com o mundo atual, grande parte das instituições de ensino dá início a uma jornada para encontrar um meio que consiga atender essas demandas de forma plena. Muitas delas, assim como vocês, optam por utilizar o ClassApp, pois entendem que ele é a ferramenta mais alinhada com os objetivos da sua escola.

Mas, como obter o máximo de benefícios do aplicativo, de forma que ele atenda às necessidades e expectativas de comunicação tanto para os pais quanto para o colégio?

Nós, consultores da ClassApp, acreditamos que a chave para o sucesso do app na sua escola pode estar no treinamento e preparo da sua equipe!  

Receios

Ao adotar o uso da nossa ferramenta como comunicador oficial do colégio, muitas instituições demonstram certo receio por imaginar que o volume de trabalho dos responsáveis pelo fluxo de comunicação vai aumentar consideravelmente. Afinal, pensam que, como os pais terão acesso à comunicação com a escola de forma tão ágil e prática, será necessário deslocar um colaborador apenas para administrar o aplicativo ou até mesmo fazer contratações para essa função. Mas, pode ficar tranquilo, pois, na prática, observamos que isso não acontece!

Aliás, com a comunicação mais organizada e gerenciável e com os respectivos canais bem pontuados e esclarecido aos pais, a tendência é que o diálogo escola-família seja simplificado. Desta forma, destacamos que apenas uma boa capacitação e alinhamento da equipe para o uso do ClassApp podem ser suficientes.

Capacitação

Quando a escola consegue preparar bem seus funcionários na ferramenta, há reflexos positivos nos processos internos e externos que envolvem a instituição. Melhor gerenciamento de tempo, facilidades na organização dos conteúdos e na documentação do fluxo de comunicação são apenas alguns exemplos dos benefícios para a escola de concentrar as informações importantes de cada aluno em um único meio.  

Já do ponto de vista dos pais, a experiência de estar “a um clique” do acesso à vida escolar dos filhos é muito mais enriquecedora, se comparada à vivência proporcionada pelos meios analógicos.

Mas, afinal, de que forma posso capacitar minha equipe para tirar bom proveito das vantagens do ClassApp?

Passo a passo

O processo de capacitação pode ser dividido em 3 tópicos centrais:

  1. ALINHAMENTO DE EQUIPE

Primeiramente, a equipe deve estar alinhada em relação à proposta da escola sobre o uso do ClassApp. Reuniões periódicas internas podem ser de grande ajuda para fazer esse posicionamento, principalmente para definir como cada área da escola utilizará a ferramenta. Pela nossa experiência na consultoria vemos que, quando a equipe entende o propósito do ClassApp, é muito mais fácil aprender a utilizar suas funcionalidades, assim como identificar e filtrar quais conteúdos são relevantes para os pais. E assim, o trabalho de todos é facilmente otimizado.

  1. DEFININDO CADA PAPEL

Depois de transmitir para a equipe quais são os objetivos do app, é de extrema importância definir o papel de cada colaborador dentro dele. Só assim, a escola poderá acompanhar e avaliar suas metas de desempenho nesse novo formato de comunicação.

Desta forma, o ideal é que, antes do ClassApp chegar à etapa de uso pelos pais e alunos, é primordial que a ideia esteja bem difundida dentro da organização. Afinal, seus funcionários, ao lado das famílias, serão os usuários mais frequentes do aplicativo. Então, se a equipe tiver o domínio do ClassApp, sabendo como utilizar a ferramenta e quais conteúdos postar, aumentam as chances de que a escola atinja resultados positivos em adesão e na eficiência da sua comunicação via ClassApp.  

  1. NA PRÁTICA

Por fim, o último passo é a capacitação técnica. Na prática, é importante que toda a equipe escolar reserve um tempo para estudar o aplicativo e as suas funcionalidades e ter a ciência de que, como qualquer ferramenta, quanto maior o tempo de uso, maior será sua compreensão.

Com a equipe bem treinada no ClassApp, eles podem, inclusive, se tornar “defensores” da nova ferramenta, assim como auxiliar pais e alunos nas possíveis dúvidas que venham a surgir quando o app passar a ser usado por toda comunidade escolar.

Como fazer:

Para ajudar você a treinar sua equipe a fazer um bom uso do ClassApp, nós disponibilizamos algumas ferramentas:

Capacitação Online:

A equipe pode iniciar seu treinamento na ferramenta fazendo uma capacitação online. Trata-se de um curso gratuito, com duração de 12 minutos, composto por vídeos e “quizzes” que reforçam como utilizar as funcionalidades do ClassApp, além de abordar algumas estratégias eficientes de comunicação. Ele está dividido em dois módulos: a capacitação de equipe – destinada a todos os colaboradores do colégio que utilizam o ClassApp; e capacitação para administradores – destinada àqueles que vão gerenciar o sistema do aplicativo.

Dúvidas Frequentes:

As dúvidas mais frequentes dos pais, dos alunos, dos administradores e da equipe de forma geral podem ser esclarecidas pela nossa página de ajuda, com artigos bem simples e completos que mostram com imagens interativas o passo a passo de utilização e configuração de várias funcionalidades. Por lá também, as novidades e atualizações do ClassApp podem ser acompanhadas, tanto pela escola como pelas famílias.

Suporte:

Caso ainda assim haja alguma dúvida ou eventual problema no uso do ClassApp, nossa equipe de suporte técnico está disponível para atendimento online de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30, e pode ser consultada sempre que necessário. Para falar com o chat, basta acessar nosso site oficial e clicar em “ajuda”, no canto direito inferior da página. Também é possível enviar sua dúvida para o e-mail: suporte@classapp.com.br

Esperamos que depois das nossas dicas a sua escola consiga obter cada vez mais sucesso através do uso do ClassApp. Definir um objetivo, planejar e trabalhar em conjunto podem ser ações chaves para isso. Afinal, acreditamos que atingir bons resultados não depende de horas exaustivas de trabalho, mas sim da eficiência e da integração da equipe.

Bianca Tardim

Estudante de Administração com habilitação em Comércio Internacional pela Unicamp, onde sempre sonhou estudar. Com apenas 21 anos, integra o time da ClassApp, atuando na área de Sucesso do Cliente. Apaixonada por ajudar o próximo e impactar o seu redor, trabalha como consultora focada no aperfeiçoamento das relações entre as escolas e as famílias.

Leia também

Receba artigos e dicas gratuitamente

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form

ClassApp
ClassApp Disponível no Google PlayClassApp Disponível na App Store
Nosso FacebookNosso InstagramNosso YouTubeNosso WhatsApp
Confira um Case de Sucesso ClassApp