Aplicativo de comunicação: um aliado na retenção de alunos no ensino superior

Comunicação Escolar

A procura por cursos superiores online disparou em 2020, de acordo com estimativas apresentadas pela Valor Econômico. Por outro lado, mais de 256 mil alunos abandonaram o curso de graduação em universidades privadas, durante os meses de abril e maio do mesmo ano, segundo dados do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos do Ensino Superior (Semesp) - o que representa uma taxa de evasão  32% maior, quando comparada ao mesmo período de 2019. Além disso, o aumento das taxas de inadimplência tornou-se outra preocupação das instituições. Ainda segundo o levantamento do Semesp, no mínimo 11,3% dos estudantes devem terminar o ano de 2020 com mensalidades em atraso.

Por isso, tão necessário quanto pensar nas estratégias de captação de novos alunos para 2021 é criar estratégias para a retê-los, sobretudo de forma que consigam cumprir com suas responsabilidades financeiras. Neste sentido, será que existem maneiras de fidelizar os clientes mesmo em meio a essa crise sem data para terminar?

Como aumentar a retenção de alunos no ensino superior

O sentimento de pertencimento é um dos principais fatores que contribuem para a retenção de alunos nesta etapa. E, diferentemente das instituições de educação básica em que é necessário promover esse sentimento com pais e alunos, as instituições de ensino superior têm a vantagem de entregarem o serviço e de estarem em contato direto com o tomador de decisão. Mas por que, mesmo assim, a evasão continua sendo um desafio?

Para que o aluno sinta-se parte da instituição e mantenha-se fiel à ela, mesmo em tempos desafiadores, é fundamental que ele sinta que a sua participação é valorizada. E para isso, apenas entregar os melhores cursos, com os melhores professores e as melhores plataformas, pode não ser suficiente. Neste sentido, para ter um maior engajamento, é essencial uma boa estratégia de comunicação e relacionamento.

Como o aplicativo pode melhorar a comunicação?

Os meios tradicionalmente utilizados para a comunicação com alunos universitários costumam ser e-mail e WhatsApp. No entanto, ainda que sejam meios digitais muito populares, eles podem não ser a melhor escolha para mediar o relacionamento entre instituições de ensino e seus alunos. Isso porque os recados da faculdade passam a competir a atenção com outras mensagens, sejam do trabalho, da família, do grupo de amigos e até mesmo mensagens promocionais.

Por mais que os alunos queiram se manter informados e dedicados ao curso que escolheram realizar, com a correria do dia a dia e uma rotina cada vez mais farta de responsabilidades, ter que "garimpar" as mensagens da faculdade em meio tantas outras pode não ser prático. Por isso, um aplicativo de comunicação especializado, como o ClassApp, pode auxiliar diretamente na retenção de alunos. Por meio dele é possível se comunicar de forma ágil, direta e livre de ruídos.

Além disso, o aluno sabe exatamente onde buscar as informações que são relevantes para a realização do curso, uma vez que toda a comunicação fica centralizada em um único local. E ainda, pode tirar dúvidas por meio dos canais de atendimento no próprio aplicativo, sem a necessidade de ligar ou até mesmo de ir até a universidade. Toda essa facilidade e comodidade faz com que eles se engajem muito mais com o curso que estão realizando.

E esse é só o começo, pois o ClassApp, por exemplo, é repleto de funcionalidades criadas para fortalecer o relacionamento entre o aluno e a instituição, além de melhorar a gestão da comunicação como um todo.

Descubra como o ClassApp pode ser seu aliado para a retenção de alunos
Clique
aqui para falar com nossas consultoras

Como o aplicativo de comunicação contribui para diminuir a inadimplência 

Com a chegada da pandemia no Brasil, muitas pessoas perderam poder aquisitivo. Por esse motivo, houve um aumento na inadimplência e também nas renegociações de contratos.

Em contrapartida, muitas pessoas que agora estão de volta ao mercado de trabalho, vão buscar por uma formação com o objetivo de conseguir uma recolocação. Dados da pesquisa "Empregabilidade e Ensino Superior em tempos de pandemia", por exemplo, apontam que a chance de desemprego é quase 50% menor para as pessoas com nível superior completo em relação às pessoas com nível fundamental ou médio completos. Por isso, a tendência é que a procura por cursos superiores online continue crescendo. Porém, não adianta ter novos alunos se a inadimplência crescer na mesma proporção.

Para evitar esse cenário, uma boa alternativa é ampliar as formas de pagamento oferecidas, por exemplo, por meio da ferramenta ClassPay. Trata-se de um sistema de pagamentos que funciona dentro do aplicativo ClassApp. 

Cristina Almeida, mantenedora da escola Florescer - Cataguases, de Cataguases - MG, conta que, o ClassPay "tem sido bastante elogiado pelos pais, diminuindo absurdamente os casos de inadimplência". É válido ressaltar ainda que, dentro do sistema, é possível realizar o recebimento das mensalidades via cartão de crédito de forma recorrente, ou seja, sem que o limite do cartão dos clientes fique comprometido.




Como dissemos no início, por mais desafiador que possa parecer, existem maneiras para fidelizar os alunos, evitando as evasões, e auxiliá-los a cumprir com suas responsabilidades financeiras. Nesse sentido, o ClassApp pode ser uma alternativa para ajudar as instituições de ensino superior em alguns de seus principais desafios na retenção de alunos.


Conquiste esses resultados para sua instituição!
Clique
aqui para falar com nossas consultoras

Leia também

Receba artigos e dicas gratuitamente

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form

ClassApp
ClassApp Disponível no Google PlayClassApp Disponível na App Store
Nosso FacebookNosso InstagramNosso YouTubeNosso WhatsApp
Confira um Case de Sucesso ClassApp
Fale com um consultor