Agora você pode apagar mensagens e respostas no ClassApp

Aprenda a usar

Quando criamos o ClassApp, tínhamos um grande desafio: queríamos que ele fosse um ambiente onde as informações transitassem com o máximo de segurança, pois sabíamos que a agenda física não conseguia entregar oferecer isso para as escolas.

Sendo assim, decidimos, na época, que nenhuma mensagem poderia ser apagada por completo por nenhum usuário. E que todas ficariam disponíveis para que seu criador, seu remetente ou o administrador do app pudesse visualizá-la. Além disso, criamos a opção de arquivar mensagens - uma função que é muito útil para as pessoas que querem organizar sua caixa de entrada.

Cinco anos se passou e hoje a ClassApp, com seus mais de 450 mil usuários, já intermediou a troca de milhares de mensagens entre escolas e famílias e viu seu produto evoluir e ser usado pelos clientes para funções que vão muito além do que a agenda escolar era foi usada.

Assim, nosso time de produto entendeu que era hora de trazer uma nova função que facilitasse a vida daqueles clientes que, eventualmente, desejam apagar uma mensagem, mas sem comprometer a segurança das informações. Desta forma, apresentamos a vocês o: editar e apagar mensagens.

Veja o que encontrará nesse artigo: 👇🏻

Como apagar mensagens e respostas para todos

Agora será possível apagar uma mensagem ou resposta. Essa opção está disponível apenas por uma hora depois do envio e está limitada apenas ao usuário que a enviou ou aos administradores do sistema. Depois de excluída, não é possível recuperar.

Veja como funciona no app 📲:

 👉🏻 Mensagem:

Clique na mensagem que deseja apagar. Em seguida, clique nos 3 pontinhos no canto superior da direita. Depois, clique em "Deletar mensagem", onde é possível selecionar a opção "Deletar para todos". Confirme clicando em "Deletar":

👉🏻 Resposta:

Clique e segure a resposta que deseja apagar. Ao fazer isso, vão aparecer algumas opções. Clique em Deletar para todos e confirme a resposta que deseja excluir.

Veja como funciona no site 💻:

👉🏻 Mensagem:

Clique na mensagem que deseja apagar e, em seguida, nos 3 pontinhos na parte superior da mensagem. Selecione a opção "Excluir para todos" e confirme clicando em "Excluir". Pronto, a mensagem foi apagada!

👉🏻 Resposta:

Clique nos 3 pontinhos à direita da resposta que deseja apagar. Em seguida, clique em "Excluir para todos":

Como apagar mensagem para mim

A qualquer momento é possível apagar a visualização de uma mensagem para organização da sua caixa. Isso não afeta, porém, a caixa de mensagens dos outros usuários. Depois de apagada, a mensagem não pode ser recuperada.

💻 Site:

Na mensagem desejada, clique nos 3 pontinhos localizado acima. Na sequência, clique em " Excluir para mim". Confirme a exclusão clicando em "Excluir".

📲 Celular:

Na mensagem desejada, clique nos 3 pontinhos localizado acima. Depois, clique em "Deletar mensagem" e, na sequência em "Deletar apenas para mim". Confirme a exclusão clicando em "Deletar".

Verificando mensagens apagadas

Para os clientes do plano Premium, é possível visualizar todas as mensagens apagadas no "Gerenciador de mensagens". Basta clicar na Engrenagem localizada no canto superior esquerdo, e depois clique em Mensagens:

As mensagens que foram excluídas ficam com uma lixeira ao lado do nome de quem a enviou. Não é possível ter acesso as respostas deletadas.

Como editar uma mensagem/resposta

📲 Celular:

Como editar uma mensagem pelo App?

  • Abra a mensagem
  • Depois, clique nas 3 bolinhas que aparecem no canto superior da tela.
  • Vá, em seguida, na opção "Editar Mensagem"
  • Isso vai permitir que você modifique o que deseja alterar naquela mensagem.
  • Em seguida, selecione "salvar"
  • Por último, é só você escolher se vai querer enviar uma notificação para quem recebeu a mensagem para que ele seja avisado de que ela foi editada.

Mensagem:

Resposta:

💻 Site:

Assim como no App:

  • Abra a mensagem
  • Depois, clique nas 3 bolinhas que aparecem no canto superior da tela.
  • Vá, em seguida, na opção "Editar Mensagem"
  • Isso vai permitir que você modifique o que deseja alterar naquela mensagem.
  • Em seguida, selecione "salvar"
  • Por último, é só você escolher se vai querer enviar uma notificação para quem recebeu a mensagem para que ele seja avisado de que ela foi editada.

Mensagem:

Resposta:

O que é possível editar?

As opções editáveis nas mensagens são:

  • Assunto
  • Conteúdo da mensagem (texto e formatação)
  • Adicionar anexos
  • Retirar anexos

O que não é possível editar

  • Destinatários: para alterar os destinatários da mensagem, utilize a funcionalidade "Apagar para todos";
  • Opções avançadas;
  • Conteúdo dos anexos: os conteúdos do relatório, compromisso e enquete não podem ser alterados aqui. Se desejar alterar o conteúdo, apague-os da mensagem e adicione-os novamente.

⚠️ Considerações importantes

- Excluir uma enquete ou compromisso: Ao retirar uma enquete ou compromisso da mensagem, elas ainda aparecem na mensagem como canceladas. Veja abaixo:


- Excluir um relatório, imagem, vídeo ou PDF: Ao retirar um desses anexos, ao contrário da enquete e compromisso, eles não aparecem mais na mensagem. Ficam salvos somente no histórico de edição.

⚠️ Nas respostas é possível alterar o conteúdo, adicionar e remover anexos.

- Notificar Edições: Ao avisar sobre a edição de uma mensagem, enviaremos uma notificação para os aparelhos dos destinatários que já leram a mensagem antes da edição. E pode ficar tranquilo, quem ainda não leu a mensagem já a verá com as atualizações feitas :)


Quem tem permissão de editar?

O usuário autor da mensagem (aluno, pai, funcionário ou administrador) pode editar suas mensagens e respostas, tanto no aplicativo quanto na versão web. Os administradores do sistema também possuem permissão para editar as mensagens e as respostas de outros administradores e dos funcionários, através da versão web.

Veja o histórico de alteração

Para ver se uma mensagem ou resposta foi editada, basta clicar nela que você verá uma identificação naquelas que já foram editadas.

O primeiro passo é clicando nos 3 pontinhos que aparecem no canto superior da mensagem e, em seguida, clicar na opção "Ver histórico de edições".


Leia também

Receba artigos e dicas gratuitamente

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form

ClassApp
ClassApp Disponível no Google PlayClassApp Disponível na App Store
Nosso FacebookNosso InstagramNosso YouTubeNosso WhatsApp
Confira um Case de Sucesso ClassApp