3 motivos para adotar a sustentabilidade na escola

Comunicação Escolar

Mais do que nunca, estamos falando e pensando em sustentabilidade. Nas mídias e nas redes sociais a preocupação com o futuro do nosso planeta está cada vez mais presente. CEO 's de grandes empresas, nas quais muitos trabalham, começam a considerar a sustentabilidade como um valor importante para suas organizações.

A pandemia ocasionada pelo coronavírus trouxe urgência para o tema e por isso, os responsáveis, atentos às mudanças e novas necessidades do mundo, vão buscar por escolas que conseguem atendê-las. Segundo Douglas Giglioti, sócio-fundador e educador na Reconectta e conhecido como Global Shaper pelo seu trabalho na área pelo Fórum Econômico Mundial (FEM), "se a escola não tiver essa marca da sustentabilidade, com certeza ela não vai estar acompanhando o que está acontecendo de inovador no mundo.''

Para Giglioti, a sustentabilidade hoje vai muito além das questões ambientais. Para ele, a sustentabilidade é um equilíbrio no tripé: indivíduo, relacionamentos e meio ambiente.

Douglas, também chama atenção das escolas, em sua palestra no evento Conecta EX, de que a sustentabilidade vai ser um diferencial pós pandemia. E esse é o primeiro motivo para sua escola adotar a sustentabilidade o quanto antes:


1- Diferencial pós pandemia

Uma vez que a escola é a responsável pela educação de crianças e jovens, implementar projetos que trabalhem a sustentabilidade com os alunos, dentro e fora de sala de aula, é muito importante para a formação de cidadãos conscientes. 

Além disso, por meio desses projetos, é possível envolver toda a comunidade escolar, sendo uma oportunidade para aproximar as famílias do cotidiano escolar dos alunos. A parceria entre a escola e a família é importantíssima no desempenho escolar dos alunos. Clique aqui e confira a entrevista com Lidiane Maia Guimarães Rocha, professora e neuropsicopedagoga, a especialista no tema.

Douglas também orienta que os projetos podem ser trabalhados de forma que os alunos desenvolvam as habilidades que vão ser requeridas no futuro, como a resolução de problemas complexos, a criatividade, pensamento crítico e trabalho em equipe. E ainda reforça que, para os projetos serem bem sucedidos e com um bom engajamento dos alunos e demais pessoas da comunidade escolar, é preciso sair do básico.

habilidades dos alunos para desenvolver com os alunos.

Em sua palestra, Douglas apresentou como criou, em conjunto com a escola, um projeto diferenciado, no qual os alunos são os protagonistas, para falar sobre a água com o terceiro e quarto ano do ensino fundamental.


Confira no vídeo:

2- Economia

Economia e sustentabilidade caminham juntas, afinal para preservar o meio ambiente é essencial utilizar os seus recursos de forma consciente e eficiente. Algumas ideias ecológicas para escolas como apagar as luzes ao sair de uma sala, economizar água, reutilizar água da chuva para limpeza e regar a horta coletiva, são ações que ajudam tanto na economia do recurso natural quanto financeiro.

Outros processos comuns do cotidiano escolar também podem ser grandes vilões do meio ambiente e também do caixa da escola. Você já refletiu sobre o impacto ambiental e financeiro que o uso excessivo de papel pode causar?

Quantas folhas uma escola de 500 alunos usa em média

Uma das formas de minimizar o consumo de papel é transpor as atividades para o meio digital sempre que possível. Um exemplo prático de como fazer isso é trocar a tradicional agenda papel por um aplicativo de comunicação escolar como o ClassApp.

Atualmente o aplicativo ajuda mais de meio milhão de usuários a se comunicarem sem a necessidade do uso do papel e com isso conseguimos alguns números impressionantes.


Confira o impacto positivo do uso do ClassApp: 2 milhões de árvores preservadas

A economia também é financeira! Confira na nossa Calculadora o quanto a sua escola pode economizar ao adotar o ClassApp como meio de comunicação oficial da escola. Clique aqui e faça o teste.

Além disso, os responsáveis estão cada vez mais adeptos da tecnologia para se comunicar. Nossos dados mostram que as escolas que utilizam o ClassApp tem mais de 90% de engajamento dos pais. Quer saber mais sobre o ClassApp? Clique aqui e tire suas dúvidas com nossos consultores.


3- Sobrevivência 

Não somente a sobrevivência do planeta está em jogo, mas também de todas as suas organizações. Sobretudo porque a prosperidade está relacionada com a sustentabilidade, uma vez que a primeira só é possível se conseguirmos utilizar os recursos naturais de forma eficiente e viver em paz, com bons relacionamentos com o outro e com nós mesmos.

E este é o terceiro motivo pelo qual a instituição de ensino deveria adotar a sustentabilidade o quanto antes. Peter Drucker, precursor da administração moderna sabiamente diz: "O propósito de se trabalhar na construção do futuro não é decidir o que deve ser feito amanhã, mas o que deve ser feito hoje para que se tenha um amanhã."

Nesse sentido, colocar a sustentabilidade em prática ainda hoje pode fazer a diferença. E na sua escola, por onde você vai começar? 

Nós, do ClassApp, estamos aqui para te ajudar a ser mais sustentável na comunicação escolar. E se você ainda não sabe o quanto a sua escola pode economizar com o uso do ClassApp acesse a calculadora e descubra:

descubra quanto a escola pode economizar usando o ClassApp


Leia também